Vida e Saúde Saúde em Dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em Dia
  ALIMENTAÇÃO
Incluir amêndoas em dieta saudável ajuda a reduzir o colesterol
Terça, 20 de agosto de 2002, 12h03

Acrescentar amêndoas a uma dieta saudável pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, sugeriu um pequeno estudo. De acordo com a pesquisa, financiada pelo Associação Amendoeira da Califórnia e pelo governo canadense, os adultos que substituíram outros alimentos pelo consumo de 74 gramas de amêndoas durante um mês reduziram o colesterol LDL ("ruim") em quase 10%, após a dieta.

As pessoas que consumiram uma quantidade menor dessa semente também apresentaram queda no nível colesterol, informaram os pesquisadores na edição on-line de acesso rápido de 10 de setembro da revista Circulation, publicada pela Associação Americana do Coração.

Entretanto, acrescentar amêndoas a uma dieta já repleta de calorias e gorduras pode provocar aumento de peso, fator de risco para doença cardíaca, alertou Julie Walsh, porta-voz da Associação Dietética Americana. Amêndoas e outras nozes são ricas em proteínas e na saudável gordura monoinsaturada, mas também contêm grande quantidade de calorias. "As pessoas devem lembrar que, quando comem nozes, devem cortar calorias de alguma outra fonte," disse Walsh.

O estudo incluiu 27 adultos com colesterol elevado e média de idade de 64 anos. Todos concordaram em cumprir três dietas, cada uma com duração de um mês, que incluíram um lanche de cerca de 420 quilocalorias por dia. A primeira dieta era composta por uma porção de 74 gramas de amêndoa; a segunda incluía cerca de 37 gramas de amêndoas e metade de um bolinho de trigo integral; e, na terceira, um bolinho de trigo integral inteiro, pobre em gorduras saturadas, substituiu a porção de sementes. O bolinho tinha quase a mesma quantidade de proteína, de gorduras saturadas e poliinsaturadas que as amêndoas.

As amêndoas eram mais ricas em gordura monoinsaturada, também encontrada no abacate, no azeite de oliva e em outros tipos de nozes. Quando a gordura monoinsaturada substituiu a gordura saturada ou a gordura trans, encontradas em alimentos processados ou assados, observou-se uma redução nos níveis de colesterol.

Os adultos que consumiram mais amêndoas diminuíram o nível do colesterol LDL em 9,4% e a relação entre o LDL e o HDL ("o colesterol bom") em 12 por cento após um mês. Essa relação é um importante indicador do risco cardíaco.

A dieta com meia porção de amêndoas causou uma redução média de mais de 4% nos níveis de LDL e de quase 8 por cento na proporção entre o LDL e o HDL. O nível médio de colesterol não caiu entre os integrantes do grupo consumiu apenas bolinho na dieta. Nenhum dos três tipos de lanche provocaram alteração no peso corporal.

"As amêndoas e as nozes podem ser incluídas em dietas saudáveis para reduzir o risco de doença cardíaca sem provocar o ganho de peso," disse Cyril W.C. Kendall, da Universidade de Toronto, no Canadá, à Reuters Health. "Os benefícios para saúde seriam observados tanto para as pessoas com colesterol alto quanto para aquelas que apresentam níveis normais," acrescentou o pesquisador.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade