Vida e Saúde Saúde em Dia
Capa
Vida Saudável
Dicas de Saúde
Boa forma
Gravidez e Filhos
Testes e Especiais
ABC da Saúde
Notícias
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em Dia
  PESQUISA
Obesidade dobra risco de câncer de intestino em mulher jovem
Quinta, 18 de julho de 2002, 19h10

A obesidade dobra o risco de mulheres jovens desenvolverem câncer de intestino, disseram pesquisadores norte-americanos na quinta-feira.

Um estudo com cerca de 90 mil mulheres, realizado por uma equipe da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, mostrou que o peso excessivo aumentou o risco de desenvolver a doença em mulheres antes da menopausa.

"Nossos dados indicam que a obesidade está associada ao dobro de risco de câncer colorretal, e que, no máximo, ela está ligada a uma pequena redução do risco em mulheres na pós-menopausa", disse Peter Terry, na pesquisa publicada na revista Gut.

Os cientistas suspeitam que, antes da menopausa, o excesso de gordura no corpo aumenta os níveis de insulina e outras substâncias no sangue, que aumentam o risco de câncer.

Entretanto, eles acreditam que mais tarde o tecido de gordura possa ser uma fonte do hormônio feminino estrogênio, que poderia neutralizar os efeitos prejudiciais da insulina.

O índice de massa corporal (IMC) é a medida-padrão da obesidade. Ele é calculado pela divisão do peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. Uma pessoas com 30 de IMC é considerada obesa, e mais de 35, muito obesa.

A obesidade, que está atingindo proporções epidêmicas em alguns países, também eleva o risco de diabete, doenças respiratórias, problemas musculares e de pele, infertilidade, pressão sanguínea alta, derrame, doenças cardíacas e câncer associado a hormônios.

Em um estudo separado publicado na revista, cientistas do Hospital Real Victoria, em Belfast, Irlanda do Norte, afirmaram que o ácido fólico pode ajudar a reduzir o risco do câncer de intestino em pacientes de alto risco.

Todos os pacientes da pesquisa tinham tumores pré-cancerosos no intestino. Metade recebeu suplementos de ácido fólico e o restante tomou uma pílula inativa (placebo).

A equipe realizou biópsias com intervalos regulares de quatro semanas, para avaliar o impacto dos suplementos. Os pacientes tomando ácido fólico tiveram menos células em proliferação do que o grupo do placebo.

O câncer de cólon e reto afeta mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo anualmente e é uma importante causa de morte em países desenvolvidos. Se detectado e tratado precocemente, a taxa de sobrevivência é boa. Cientistas suspeitam que a doença seja causada por uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida.

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade