Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ALIMENTAÇÃO
Tenha cuidado com os mitos sobre alimentação e dietas

Veja também
» Por que é fácil engordar?
» Para que serve cada alimento?
» A dieta certa para cada um
» Quiz: Você se alimenta bem?
» Calcule seu IMC
» Tabela de calorias
» Tudo sobre anorexia e bulimia

Existem muitas crenças em torno dos alimentos, e nem todas são verdadeiras. Embora algumas acabem até sendo úteis, como aquela que diz que refrigerante dá mais celulite do que qualquer outra coisa, é preciso que estejamos sempre bem informados sobre os alimentos. Afinal, nós somos o que comemos. Veja alguns mitos muito freqüentes:

  • Mito 1: Manteiga engorda mais que azeite de oliva
    O azeite pode ser até mais saudável, pois trata-se de gordura vegetal, e possui diversos componentes que fazem bem para a saúde. Mas o número de calorias é o mesmo, cerca de 40kcal em uma colher de chá. Achou muito? Então, se você está de dieta, é preciso ter cuidado não só com a manteiga, mas também com a quantidade de azeite.

  • Mito 2: Vitaminas são energéticas
    A função das vitaminas é a de oferecer ao corpo substâncias que ajudam em suas defesas. O que dá energia para o organismo são as calorias presentes nas gorduras, nas proteínas e nos carboidratos. Não adianta, portanto, tomar suplementos vitamínicos com esse objetivo. O mito de que as vitaminas são energéticas provém da ação das vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante nas reações químicas fazem com que os alimentos liberem energía.

  • Mito 3: O jejum elimina impurezas e toxinas
    Não existe evidência que apóie esta proposição. O corpo humano está desenhado para processar os alimentos, e isto inclui a remoção de toxinas naturais como a amônia, que é gerada a partir da ruptura das proteínas. Para a maioría das pessoas, um dia de jejum não é perigoso, mas também não representa um hábito saudável. Mas jejuns prolongados são muito perigosos: produzen desidratação, diminuição da pressão arterial, desintegração dos músculos e órgãos, irregularidade nos batimentos cardíacos. Aliás, pessoas com doenças cardíacas, diabéticas ou com problemas renais jamais devem fazer jejum.

  • Mito 4: Só se emagrece comendo menos
    Isto não é totalmente verdadeiro: um dos melhores regimes pode ser comer determinados alimentos em maior quantidade (como frutas no lugar de doces, por exemplo). O importante é saber o número de calorias e a quantidade de gordura que se está ingerindo.

  • Mito 5: Algumas pessoas nasceram para ser gordas
    É verdade que a herança genética influencia o tamanho e a forma do nosso corpo. Mas isto não significa que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser, necessariamente, gorda. A obesidade não é definitiva como a cor dos olhos ou da pele. Afinal, para aumentar de peso, você tem que ingerir mais calorías do que queima.

    Redação Terra

  • volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade