Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  OBESIDADE NA INFÂNCIA
Alterações na dieta infantil podem levar à obesidade

Alimentar bebês com uma dieta rica em carboidratos nas primeiras semanas de vida pode causar alterações nas células do pâncreas produtoras de insulina e levar à obesidade, conforme um estudo divulgado hoje. Pesquisadores da Universidade de Buffalo, em Nova York, que fizeram experiências com ratos, apresentaram os resultados de seus estudos no encontro de Biologia Experimental que acontece em New Orleans, Geórgia.

"A descendência da primeira geração feminina alimentada com uma dieta rica em carboidratos desenvolveu níveis elevados de insulina no sangue e obesidade", explicou Mulchand Patel, um dos cientistas da Universidade de Buffalo. Patel, que considera esta "programação metabólica" hereditária, afirma que o estudo oferece uma nova perspectiva a respeito da obesidade.

"Sempre estivemos mais atentos ao que pode vir a ocorrer mais adiante na vida e quem sabe deveríamos dar mais atenção ao papel desempenhado pela programação metabólica" nas primeiras semanas de vida, disse o cientista no encontro de New Orleans. Na sua opinião, o tipo de alimentação dada aos bebês pode fazer uma programação do metabolismo que, futuramente, favoreceria o aparecimento de doenças como a obesidade e o diabetes, acrescentou.

"A superalimentação com uma fórmula infantil e a introdução antecipada de alimentos substitutos, como cereais, frutas e sucos, que são ricos em carboidratos, podem ser os culpados" do posterior desenvolvimento destas doenças, explicou o pesquisador. A programação metabólica é uma nova disciplina que começou a ser estudada em mães que apresentavam subnutrição. Este tipo de caso resultou, muitas vezes, em crianças com um baixo peso e um risco maior de contrair doenças crônicas na vida adulta.

Alguns estudos demonstraram que a má nutrição e a restrição calórica da gestante, antes ou depois do parto, geram conseqüências a longo prazo para as crianças, como o aparecimento de doenças na fase adulta de suas vidas.Com o novo estudo comprova-se que os filhotes de ratos que receberam fórmula alimentar rica em carboidratos desenvolveram, mais tarde, doenças relacionadas ao sobrepeso.

EFE

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade