Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ESTUDO
Caminhada e reposição hormonal rejuvenescem artérias de idosas

Pode não existir uma fonte da juventude, mas os pesquisadores garantem que caminhada diária e terapia de reposição hormonal (TRH) podem devolver às artérias de mulheres idosas a mesma condição de quando tinham 20 anos. Após fazer caminhada diária por 13 semanas, a elasticidade das artérias de mulheres de 60 anos que faziam TRH foi "restaurada aos níveis apresentados por mulheres mais jovens. Realmente revertemos o processo de envelhecimento", informou Kerrie Moreau, pesquisadora da Universidade do Colorado, em Boulder.

Na opinião da cientista, os resultados "poderiam ter várias implicações importantes relacionadas ao risco de doença cardiovascular". As conclusões do trabalho foram apresentadas na segunda-feira, na conferência anual de Biologia Experimental 2002. Moreau explicou que a "elasticidade" de nossas artérias sofre uma deterioração natural com o envelhecimento. Nas mulheres, essa flexibilidade diminui entre cerca de 50 e 60 por cento, aos 60 anos.

"Um dos problemas é isso que pode provocar a elevação da pressão arterial" à medida que o fluxo sanguíneo fica retido em vasos mais rígidos, explicou a pesquisadora. Esse aumento na pressão afeta o trabalho do coração e pode contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Embora o uso da TRH permaneça um pouco controverso, muitas mulheres na pós-menopausa fazem a terapia para repor o estrogênio perdido, o que pode produzir efeitos cardiovasculares benéficos.

A equipe de Moreau comparou a elasticidade das artérias de 11 mulheres jovens e saudáveis com a de 24 pacientes com idade superior a 60 anos que tinham excesso de peso e levavam vida sedentária. As voluntárias idosas também fizeram a reposição hormonal por alguns anos antes do início do estudo. No trabalho, os pesquisadores pediram ao grupo de idosas que participasse de um programa de 13 semanas de exercício moderado, que consistiu na realização de caminhadas de 40 minutos, cinco vezes por semana.

"Verificamos que as 13 semanas de caminhada restauraram a elasticidade dos vasos dessas mulheres aos níveis anteriores à menopausa", disse Moreau. "É uma demonstração da atenuação do processo de envelhecimento, uma neutralização do processo de envelhecimento." Os cientistas também compararam o condicionamento das artérias das mulheres que fizeram exercício e reposição hormonal com o de voluntárias da mesma faixa etária que tinham bom condicionamento físico e participavam de corridas de fundo, mas não faziam TRH. Contatou-se que, em ambos os grupos, as artérias da participantes apresentaram quase a mesma elasticidade.

Moreau enfatizou que mulheres mais velhas que optam por não fazer a reposição hormonal podem obter benefícios significativos apenas com a prática de exercício moderado. No entanto, somente a combinação de TRH com a realização de exercício restaura a elasticidade arterial a níveis encontrados em mulheres jovens.

O mínimo? "Saia e se torne uma pessoa ativa. Se puder andar, saia e caminhe", disse Moreau. "Muitos adultos mais velhos acham que é muito tarde: 'Por que começaria a fazer exercício agora?' Esse estudo demonstra que nunca é tarde demais para fazer atividade física e para melhorar a saúde cardiovascular geral." O conselho também vale para homens. Segundo Moreau, trabalhos anteriores feitos em seu laboratório com homens mais velhos que praticaram exercícios encontraram resultados menos dramáticos, mas ainda assim significativos.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade