Vida e Saúde Boa Forma
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Boa Forma
  Escolha seu esporte!
Use o body pump na guerra contra as calorias


Detalhes do esporte:
Gasto calórico:
Ganho de massa muscular:
Riscos e desgaste físico:
Obs: dados relativos a uma aula avançada de 1h. A queima calórica depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas.
 
Mais esportes:

» Aeróbica
» Basquete
» Bicicleta
» Biodança
» Boxe
» Beisebol
» Caminhada
» Capoeira
» Caratê
» Corrida
» Futebol
» Ginástica Localizada
» Hidroginástica
» Handeball
» Jiu-jitsu
» Judô
» Musculação
» Natação
» Power Fight
» Remo
» Rugby
» Surfe
» Tai Chi Chuan
» Tênis
» Vôlei

O que é
Trazendo para o português, body pump quer dizer "corpo vibrante". Essa modalidade de fitness chegou ao Brasil em 1997, no Rio de Janeiro, sendo que hoje já é aplicada em academias de todo o País.

O body pump é considerado uma atividade que proporciona resultados bem rápidos, pois trabalha com todos os grupos musculares, desenvolvendo sua resistência e definição.

As aulas
As aulas são praticas usando uma barra leve e anilhas que pesam cinco, 2,5 ou um quilo. As músicas adaptadas à atividade e as coreografias mudam a cada três meses e ficam a cargo da empresa licenciadora do body pump.

Origem
O body pump foi criado em 1990, na Nova Zelândia, pela equipe Les Mills, composta por médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, biomecânicos e professores de Educação Física.

Benefícios
Uma aula de body pump com uma hora de duração gasta, em média, 400 calorias. Além disso, ocorre o fortalecimento dos músculos, tendões e ligamentos, aumento da densidade óssea, que previne o aparecimento da osteoporose e queima de gorduras. Outros benefícios são a melhora da postura e da performance em outros esportes.

Primeiros resultados
Fazendo as aulas regularmente (três vezes por semana), os primeiros resultados aparecerão após dois ou três meses de prática da modalidade.

Atenção
Para uma academia colocar aulas de body pump em sua programação, ela deverá ser licenciada pela Body Systems (representantes da marca body pump no Brasil) e ter uma placa indicativa na porta de entrada. Portanto, para sua segurança, antes de começar uma aula de body pump, verifique se a academia e o professor são credenciados para aplicar esta modalidade.

Essa é uma aula de baixo impacto com exercícios de fácil execução, que dificilmente causam lesões desde que, os movimentos sejam realizados de maneira correta. Por isso, tome muito cuidado no momento de executá-los, pois um movimento incorreto poderá gerar sérias lesões em seus músculos, ossos, tendões e ligamentos. Se você já tem alguma predisposição para esses tipos de lesões, infelizmente essa aula não é recomendada.

Ação Total

volta | mais artigos de Boa Forma
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade