Governo apura ameaça do CV a subestação de energia do Pará em meio à COP-30
Empresa administradora diz que homem exigia suspensão de obras e paralisação de funcionamento da subestação; Cúpula do Clima das Nações Unidas vai reunir representantes de mais de 150 países em Belém
RIO - O governo federal determinou que a Polícia Federal (PF) investigue ameaças de ataques do Comando Vermelho contra a Subestação Belém-Marituba, no Pará, uma das principais infraestruturas elétricas da capital paraense.
As ameaças ocorrem às vésperas da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), que vai reunir representantes de mais de 150 países em Belém.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, um relatório de inteligência foi encaminhado às Forças de Segurança do Pará, à Polícia Federal, à Agência Brasileira de Inteligência e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e já determinou a apuração da denúncia.
Segundo a empresa, as ameaças foram feitas no dia 30 de outubro, por um indivíduo que se identificou como integrante do Comando Vermelho. O suspeito exigia a suspensão imediata da obra de expansão da Subestação Marituba; e a interrupção diária de todas as atividades de operação da subestação a partir das 15h.
A Secretaria de Segurança Pública do Pará diz que as obras da subestação não estão paralisadas e seguem normalmente. Segundo o governo paraense, a Polícia Militar atua com rondas e policiamento no local. A Polícia Civil também instaurou inquérito para investigar o caso.