Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Mais de 850 pessoas ficam fora de casa com chuvas no RS; 31 cidades sofrem impactos de temporal

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário de chuvas intensas deve continuar com força até a sexta-feira, 27

26 set 2024 - 11h18
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Casa ficou destelhada com forte temporal em Camaquã
Casa ficou destelhada com forte temporal em Camaquã
Foto: Reprodução/RBS TV

As fortes tempestades que atingem o Rio Grande do Sul resultaram em pelo menos 865 pessoas desalojadas ou desabrigadas. A Defesa Civil estadual divulgou a atualização dos números na manhã desta quinta-feira, 26. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário de chuvas intensas deve continuar com força até a sexta-feira, 27.

Em nove cidades do estado, moradores foram obrigados a deixar suas casas. Entre elas, Bagé conta com 26 desalojados, Barão do Triunfo com 2 desalojados, e Camaquã, a mais afetada, registra 500 desalojados e 200 desabrigados. Já em Cerrito, há 40 desabrigados, enquanto Dom Pedrito apresenta 4 desabrigados e Lavras do Sul 4 desalojados. Pedro Osório teve 20 desalojados e 24 desabrigados, Pelotas registrou 8 desalojados e 19 desabrigados, e Rio Grande contabiliza 18 desabrigados.

Os estragos provocados pelas chuvas atingem 31 cidades. Além dos nove municípios que registraram pessoas desalojadas ou desabrigadas, há relatos de problemas em outras localidades, como Amaral Ferrador, Arambaré, Caçapava do Sul, Cacequi, Candiota, Canguçu, Cristal, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Palmeira das Missões, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Restinga Seca, Santana da Boa Vista, São João do Polêsine, São José do Norte, Tramandaí e Turuçu.

A previsão indica temporais intensos, com grande chance de danos. Conforme a MetSul, as chuvas deverão atingir todas as regiões do estado a partir desta quinta-feira, com "precipitações volumosas e intensas".

As áreas mais afetadas incluem a região entre Pelotas e o norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e a Região Metropolitana, além do sul do litoral norte, e partes do centro, oeste e noroeste do estado.

Diversos municípios já registraram fortes vendavais e granizo de grandes proporções. Algumas cidades enfrentaram quedas de árvores, inundações e destelhamento de casas.

A Defesa Civil estadual orienta que, em caso de tempestades severas, as pessoas busquem abrigo imediatamente. Dentro de casa, é importante manter portas e janelas bem fechadas e desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas.

Animais de estimação devem ser protegidos e mantidos em segurança. Também orienta evitar transitar por áreas alagadas, tanto a pé quanto de carro, pois a água pode ocultar perigos como buracos, bueiros abertos ou correntezas. Para mais segurança, o órgão  recomenda acompanhar as atualizações da Defesa Civil local e conhecer os Planos de Contingência da cidade para entender os riscos e as medidas a serem tomadas em caso de desastre.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade