Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Frente fria deve aliviar calorão em São Paulo, mas por pouco tempo; saiba quando

Massa de ar quente voltará na semana que vem, devolvendo o calor extremo para várias regiões do país

26 set 2024 - 11h12
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Cidade de São Paulo enfrenta forte calor
Cidade de São Paulo enfrenta forte calor
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 13/11/2023 / Estadão

Para passar os dias de calorão em São Paulo com o mínimo de conforto, só mesmo apostando na sombra, no ventilador, ou até no ar condicionado. Isso porque a capital paulista é uma das cidades que enfrenta uma onda extrema de calor e os termômetros podem registrar até 37ºC nesta quinta-feira, 26. A boa notícia é que uma frente fria deve aliviar as temperaturas a partir de sexta-feira, 27, mas por pouco tempo. 

Segundo o boletim da Climatempo, o termômetro começará a cair gradativamente. Na sexta, a máxima diminui para 30°C. Já no sábado, 28, o 'frescor' será ainda maior: a temperatura, na cidade de São Paulo, cairá para 20ºC, cerca de 17ºC a menos da máxima desta quinta. 

No entanto, o alívio é temporário. Isso porque a massa de ar quente voltará na semana que vem, devolvendo o calor extremo para São Paulo e outros Estados do Brasil. 

Capital paulista marcou altas temperaturas
Capital paulista marcou altas temperaturas
Foto: Felipe Iruatã/Estadão / Estadão

Os paulistanos também devem ficar de olho na umidade do ar. Durante o calorão, os níveis permanecerão críticos e a umidade relativa do ar deve se manter entre 12% e 20%, aumentando os riscos de incêndios e problemas respiratórios, conforme a Climatempo. 

Quem vive no litoral paulista deve "sofrer" um pouco menos. Por lá, as temperaturas serão ainda mais amenas durante a frente fria, mas a região não escapará do calor. Na Baixada Santista e no litoral norte, por exemplo, as temperaturas serão moderadas, com um pico de calor na terça-feira,1º, e melhora gradual a partir de sexta.

Calor extremo em boa parte do país

Calor em São Paulo deve dar 'trégua'
Calor em São Paulo deve dar 'trégua'
Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Além de São Paulo, outras regiões do Brasil também sofrem com o calorão nesta semana. É o caso do Centro-Oeste e do Norte, que deve registrar máximas de 40ºC em Cuiabá (Mato Grosso), e em Palmas (Tocantins). O ar também estará seco, com uma umidade relativa abaixo de 20%.

As temperaturas mais altas da semana até agora, aliás, foram registradas no Centro-Oeste. Em Cuiabá, os termômetros marcaram 42,3ºC, enquanto em Campo Grande o calor chegou a 39,8ºC.

O calorão também atingiu a região Nordeste. Cidades do sertão e agreste permanecem com tempo seco e temperaturas altas, chegando a 38°C em localidades do Piauí e da Bahia. Em Teresina (PI), o termômetro deverá marcar 39ºC no domingo, 29.

O abafamento em boa parte do Brasil se contrasta com o clima ameno no Sul do país. Entre terça e quarta, as capitais que registraram as menores temperaturas foram Porto Alegre, com 24,9ºC, e Florianópolis, com 25,9ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Porém, mesmo marcando temperaturas mais amenas, a região Sul não passou ilesa da onda de calor. Na região oeste de Santa Catarina e Paraná, por exemplo, os termômetros devem se aproximar dos 40°C. Já na capital catarinense, Florianópolis, o fim de semana deve marcar 23ºC devido à frente fria. Em Curitiba, o sábado também será de clima fresco: 20ºC, muito abaixo dos 31ºC previstos para esta sexta. 

Onda de calor retorna após uma semana
Onda de calor retorna após uma semana
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade