PUBLICIDADE

Sob chuva, Latifi surpreende é o mais rápido da F1 na Hungria

Nicholas Latifi, da Williams, quebra a banca ao fazer a volta mais rápida do TL3 da Hungria já com cronômetro zerado

30 jul 2022 - 09h09
(atualizado às 09h09)
Ver comentários
Publicidade
O supreendente Nicholas Latifi foi o mais rápido do TL3 da Hungria
O supreendente Nicholas Latifi foi o mais rápido do TL3 da Hungria
Foto: F1 / Reprodução

O clima na Hungria era de chuva e neblina quando no início do Treino Livre 3. A condição de visibilidade era baixa, mas suficiente para que os carros fossem à pista e, ainda mais importante, que os helicópteros pudessem ser acionados, caso necessário. E o primeiro a sair dos boxes foi Carlos Sainz, da Ferrari, seguido por Charles Leclerc, seu companheiro de esquadra.

Nos primeiros 10 minutos, a melhor volta era de Leclerc, com 1min43s364. Mais pilotos foram marcando seus tempos, pouco a pouco. Enquanto todos utilizavam pneus de chuva extrema, Alonso era o único a arriscar os intermediários. E, apesar das destracionadas e balançadas, o espanhol alcançava o 3º lugar.

A chuva já não era fraca quando resolveu apertar. A consequência é que ainda menos pilotos arriscaram sair de seus boxes, já que os poucos que estavam na pista reportavam pontos de aquaplanagem. Até para acertar o carro para a classificação, que está prevista para ser realizada também sob chuva, ficou difícil.

Charles Leclerc anda sob chuva no Hungaroring
Charles Leclerc anda sob chuva no Hungaroring
Foto: Ferrari / Twitter

Na segunda metade do treino, a chuva arrefeceu um pouco, mas não chegou a parar. Outros pilotos seguiram o exemplo de Alonso e passaram a usar a borracha intermediária. Entre escorregadas, rodadas e escapadas, o tempo de Leclerc se mantinha no topo da lista.

Até que, a 10 minutos do fim da sessão, uma dessas escorregadas parou o treino. Sebastian Vettel, então o dono do 2º tempo, escapou no sinuoso setor 2 e foi parar na proteção de pneus. Sem grandes danos, mas fim de treino para ele e bandeira vermelha acionada.

O treino foi reiniciado com quatro minutos restantes. A pista menos molhada permitiu que alguns tempos melhorassem. Verstappen chegou a tomar o 1º lugar de Leclerc temporariamente, mas o monegasco retomou o posto que era seus desde o início do treinoi.

Sebastian Vettel fez bom tempo - e bateu
Sebastian Vettel fez bom tempo - e bateu
Foto: Aston Martin / Twitter

Com o cronômetro zerado, uma das grandes surpresas da temporada – por que não? Nicholas Latifi, o tão criticado piloto da Williams, tirou da cartola uma volta de 1min41s480 e fechou o treino como mais rápido da sessão. E a Williams quase conseguiu uma dobradinha, já que Alex Albon ficou em 3º.

O top ficou com Latifi, Leclerc, Albon, Verstappen, Russell, Alonso, Sainz, Norris, Vettel e Magnussen.

Os carros voltam à pista ainda nesse sábado (30), às 11 horas, para a sessão de classificação. A expectativa é de mais chuva.

Parabólica
Publicidade
Publicidade