O primeiro dia de testes pós-temporada da Fórmula 1
Nyck de Vries, da Mercedes, lidera primeiro dia de testes. Sessão teve, simultaneamente, carros com pneus de 2021 e de 2022
Passadas a euforia e a tensão da corrida final da temporada de Fórmula 1, os carros já estão de volta à pista. O mesmo Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde Max Verstappen se sagrou campeão mundial no último domingo (12), recebe nessa semana o teste pós-temporada.
O primeiro dia de testes deu a cada equipe o direito de participar com dois carros diferentes entre si. Um deles, conduzido pelos pilotos titulares do time, é um modelo 2021 adaptado para receber os novos pneus com rodas de aro de 18 polegadas, que serão usados a partir de 2022. Já o outro é um 2021 “normal”, tocado por pilotos novatos.
Nessa miscelânea de pilotos, carros e configurações, a tabela e tempos do dia pode parecer estranha à primeira vista. Isso acontece porque, na prática, os tempos tem pouco ou nenhum valor em termos comparativos entre os pilotos e equipes, já que cada um andou com um objetivo. Mas uma coisa soa bastante familiar: a Mercedes na frente.
A equipe alemã ficou com o tempo mais rápido com o carro de 2021 pilotado por Nyck de Vries, com 1min23s194, quase 1s5 abaixo de qualquer outro. Holandês como Verstappen, De Vryes foi campeão da F2 e da F-E, mas ainda não teve espaço como titular na F1. O outro carro da equipe foi pilotado por George Russell, em sua estreia como piloto Mercedes. Já testando os pneus aro 18” do ano que vem, ele foi o 18º do dia, quase 5 segundos acima do tempo de De Vryes.
O segundo e o terceiro são pilotos da F2: Liam Lawson, pela AlphaTauri, e o campeão Oscar Piastri, pela Alpine. Depois deles vieram Pato O’Ward (McLaren), piloto da Fórmula Indy, Guaynu Zhou, novo contratado da Alfa Romeo, Juri Vips (Red Bull), também da F2, e Nick Yelloly, piloto de simulador da Aston Martin. Todos eram da turma dos novatos andando com os pneus de 2021.
O primeiro com os pneus novos foi Daniel Ricciardo (McLaren), o 8º, mais de 3 segundos mais lento que De Vries. Lance Stroll (Aston Martin) veio logo em seguida, com a mesma configuração. Além deles, outros titulares a andarem no dia foram Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e Esteban Ocon, da Alpine. 14º e 16º, respectivamente. Max Verstappen, na primeira vez que ele foi à pista como campeão mundial de Fórmula 1, deu 123 voltas com os pneus maiores e terminou apenas com o 17º tempo.
A sessão ainda teve estreias na Alfa Romeo, com o já citado Guanyu Zhou em 5º e Valtteri Bottas em 12º, ambos com pneus distintos. Bottas foi o responsável por testar os compostos novos, que se mostraram mais lentos ao longo do dia.
A Ferrari dividiu seus dois carros entre três pilotos: enquanto Charles Leclerc rodou com os pneus novos, Robert Shwartzman e Antonio Fuoco usaram o modelo full-2021. Shwartzman, vice-campeão da F2, foi 10º, uma posição à frente de Leclerc, enquanto Fuoco ficou com o 13º tempo.
A Williams deu um mau sinal sobre 2022 ao ser a única das equipes a não ter um carro disponível para testar os novos pneus – o que já havia acontecido em outras sessões de testes desses novos pneus ao longo do ano. Apenas um carro foi à pista, com Logan Sargeant, usando os pneus em desuso. Para piorar, ele ainda teve seu dia encerrado mais cedo por uma quebra de motor.
A Haas também rodou com apenas um carro, mas, ao contrário do Williams, configurado para os pneus novos. Mick Schumacher foi o responsável pela condução, ficando com 19º e último tempo do dia.
Na quarta-feira (15), cada equipe entrará com apenas um carro para testar os novos pneus. As únicas exceções são a Haas e a Williams, mas por motivos distintos. Como a Haas não testou novatos na terça, ela teve permissão para entrar com seus dois carros, sendo que o brasileiro Pietro Fittipaldi assumirá a função que cabe ao titular, de testar os pneus novos, já que Nikita Mazepin está isolado com covid. O carro 2021 ficará com Robert Shwartzman, o fominha, que já andou na terça (14) pela Ferrari. Já a Williams ficará de fora do dia de atividades por não ter o carro adaptado aos novos pneus, em um fim melancólico para o ano de 2021 da equipe.
Confira como ficou a tabela de tempos do primeiro dia de testes pós-temporada em Abu Dhabi. Em destaque, os tempos feitos com pneus modelo 2022.
1 - Nyck de Vries (Mercedes) – 1min23s194
2 - Liam Lawson (AlphaTauri) – 1min24s517
3 - Oscar Piastri (Alpine) – 1min24s523
4 - Pato O’Ward (McLaren) – 1min24s607
5 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – 1min25142
6 - Juri Vips (Red Bull) – 1min25s198
7 - Nick Yelloly (Aston Martin) – 1min25s333
8 - Daniel Ricciardo (McLaren) – 1min26s252
9 - Lance Stroll (Aston Martin) – 1min26s579
10 - Robert Shwartzman (Ferrari) – 1min26s694
11 - Charles Leclerc (Ferrari) – 1min26s989
12 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 1min27s183
13 - Antonio Fuoco (Ferrari) – 1min27s324
14 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 1min27s348
15 - Logan Sargeant (Williams) – 1min27s476
16 - Esteban Ocon (Alpine) – 1min27s553
17 - Max Verstappen (Red Bull) – 1min28s013
18 - George Russell (Mercedes) – 1min28s062
19 - Mick Schumacher (Haas) – 1min28s499