PUBLICIDADE

Parabólica

O primeiro dia de testes pós-temporada da Fórmula 1

Nyck de Vries, da Mercedes, lidera primeiro dia de testes. Sessão teve, simultaneamente, carros com pneus de 2021 e de 2022

14 dez 2021 - 23h32
(atualizado às 23h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Com os pneus de 2021, Nyck de Vries foi o mais rápido do dia
Com os pneus de 2021, Nyck de Vries foi o mais rápido do dia
Foto: Pirelli Motorsport / Twitter

Passadas a euforia e a tensão da corrida final da temporada de Fórmula 1, os carros já estão de volta à pista. O mesmo Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde Max Verstappen se sagrou campeão mundial no último domingo (12), recebe nessa semana o teste pós-temporada. 

O primeiro dia de testes deu a cada equipe o direito de participar com dois carros diferentes entre si. Um deles, conduzido pelos pilotos titulares do time, é um modelo 2021 adaptado para receber os novos pneus com rodas de aro de 18 polegadas, que serão usados a partir de 2022. Já o outro é um 2021 “normal”, tocado por pilotos novatos. 

Nessa miscelânea de pilotos, carros e configurações, a tabela e tempos do dia pode parecer estranha à primeira vista. Isso acontece porque, na prática, os tempos tem pouco ou nenhum valor em termos comparativos entre os pilotos e equipes, já que cada um andou com um objetivo. Mas uma coisa soa bastante familiar: a Mercedes na frente. 

A equipe alemã ficou com o tempo mais rápido com o carro de 2021 pilotado por Nyck de Vries, com 1min23s194, quase 1s5 abaixo de qualquer outro. Holandês como Verstappen, De Vryes foi campeão da F2 e da F-E, mas ainda não teve espaço como titular na F1. O outro carro da equipe foi pilotado por George Russell, em sua estreia como piloto Mercedes. Já testando os pneus aro 18” do ano que vem, ele foi o 18º do dia, quase 5 segundos acima do tempo de De Vryes. 

O segundo e o terceiro são pilotos da F2: Liam Lawson, pela AlphaTauri, e o campeão Oscar Piastri, pela Alpine. Depois deles vieram Pato O’Ward (McLaren), piloto da Fórmula Indy, Guaynu Zhou, novo contratado da Alfa Romeo, Juri Vips (Red Bull), também da F2, e Nick Yelloly, piloto de simulador da Aston Martin. Todos eram da turma dos novatos andando com os pneus de 2021. 

A Ferrari testou calotas na novas rodas maiores. Na foto, Leclerc usa pneus médios
A Ferrari testou calotas na novas rodas maiores. Na foto, Leclerc usa pneus médios
Foto: Pirelli Motorsport / Twitter

O primeiro com os pneus novos foi Daniel Ricciardo (McLaren), o 8º, mais de 3 segundos mais lento que De Vries. Lance Stroll (Aston Martin) veio logo em seguida, com a mesma configuração. Além deles, outros titulares a andarem no dia foram Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e Esteban Ocon, da Alpine. 14º e 16º, respectivamente. Max Verstappen, na primeira vez que ele foi à pista como campeão mundial de Fórmula 1, deu 123 voltas com os pneus maiores e terminou apenas com o 17º tempo. 

A sessão ainda teve estreias na Alfa Romeo, com o já citado Guanyu Zhou em 5º e Valtteri Bottas em 12º, ambos com pneus distintos. Bottas foi o responsável por testar os compostos novos, que se mostraram mais lentos ao longo do dia. 

A Ferrari dividiu seus dois carros entre três pilotos: enquanto Charles Leclerc rodou com os pneus novos, Robert Shwartzman e Antonio Fuoco usaram o modelo full-2021. Shwartzman, vice-campeão da F2, foi 10º, uma posição à frente de Leclerc, enquanto Fuoco ficou com o 13º tempo. 

A Williams deu um mau sinal sobre 2022 ao ser a única das equipes a não ter um carro disponível para testar os novos pneus – o que já havia acontecido em outras sessões de testes desses novos pneus ao longo do ano. Apenas um carro foi à pista, com Logan Sargeant, usando os pneus em desuso. Para piorar, ele ainda teve seu dia encerrado mais cedo por uma quebra de motor. 

Verstappen testa os novos pneus com rodas aro 18"
Verstappen testa os novos pneus com rodas aro 18"
Foto: Pirelli Motorsport / Twitter

A Haas também rodou com apenas um carro, mas, ao contrário do Williams, configurado para os pneus novos. Mick Schumacher foi o responsável pela condução, ficando com 19º e último tempo do dia. 

Na quarta-feira (15), cada equipe entrará com apenas um carro para testar os novos pneus. As únicas exceções são a Haas e a Williams, mas por motivos distintos. Como a Haas não testou novatos na terça, ela teve permissão para entrar com seus dois carros, sendo que o brasileiro Pietro Fittipaldi assumirá a função que cabe ao titular, de testar os pneus novos, já que Nikita Mazepin está isolado com covid. O carro 2021 ficará com Robert Shwartzman, o fominha, que já andou na terça (14) pela Ferrari. Já a Williams ficará de fora do dia de atividades por não ter o carro adaptado aos novos pneus, em um fim melancólico para o ano de 2021 da equipe. 

Confira como ficou a tabela de tempos do primeiro dia de testes pós-temporada em Abu Dhabi. Em destaque, os tempos feitos com pneus modelo 2022.

1 - Nyck de Vries (Mercedes) – 1min23s194 

2 - Liam Lawson (AlphaTauri) – 1min24s517 

3 - Oscar Piastri (Alpine) – 1min24s523 

4 - Pato O’Ward (McLaren) – 1min24s607 

5 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – 1min25142 

6 - Juri Vips (Red Bull) – 1min25s198 

7 - Nick Yelloly (Aston Martin) – 1min25s333 

8 - Daniel Ricciardo (McLaren) – 1min26s252 

9 - Lance Stroll (Aston Martin) – 1min26s579 

10 - Robert Shwartzman (Ferrari) – 1min26s694 

11 - Charles Leclerc (Ferrari) – 1min26s989 

12 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 1min27s183 

13 - Antonio Fuoco (Ferrari) – 1min27s324 

14 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 1min27s348 

15 - Logan Sargeant (Williams) – 1min27s476 

16 - Esteban Ocon (Alpine) – 1min27s553 

17 - Max Verstappen (Red Bull) – 1min28s013 

18 - George Russell (Mercedes) – 1min28s062 

19 - Mick Schumacher (Haas) – 1min28s499

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade