PUBLICIDADE

Parabólica

Norris é 1º em treino livre movimentado da F1 na Austrália

Lando Norris, da McLaren, foi o mais rápido do terceiro treino livre para o GP da Austrália. Charles Leclerc, da Ferrari, fica em 2º

9 abr 2022 - 01h08
(atualizado em 11/4/2022 às 12h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Lando Norris foi o mais rápido no TL3
Lando Norris foi o mais rápido no TL3
Foto: McLaren / Twitter

O terceiro treino livre do GP da Austrália de Fórmula 1 foi bastante agitado. A primeira novidade surgiu antes mesmo de os carros irem à pista, quando a FIA anunciou a remoção de uma das quatro zonas de abertura de DRS. Após feedback dos pilotos depois dos dois primeiros treinos livres, o trecho levemente curvado entre as curvas 8 e 9 foi considerado perigoso demais para ser feito sem a carga aerodinâmica gerada pela asa traseira, de modo que a direção de prova optou por não mais permitir sua abertura ali.

Com bandeira verde, o que se viu foi um interessante equilíbrio entre diferentes pilotos e equipes. Nomes como Sergio Perez, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Charles Leclerc se destacaram ao longo da sessão. Mas quem levou a melhor foi Lando Norris, da McLaren, que acertou boa volta a poucos minutos do fim.

Seu tempo, no entanto, poderia ter sido superado se a sessão não fosse encerrada com cinco minutos de antecedência graças a uma bandeira vermelha provocada por batida de Lance Stroll, da Aston Martin. A equipe verde, aliás, terá trabalho: além de Stroll, Vettel também bateu e estragou seu carro.

Confira abaixo como foi o TL3 na Austrália:

Charles Leclerc e o belo cenário de Melbourne
Charles Leclerc e o belo cenário de Melbourne
Foto: FIA / Twitter

Por quase 10 minutos, diversos pilotos foram à pista só para fazer voltas de instalação - Sebastian Vettel entre eles, após perder o TL2 por problemas de motor. Tempo cronometrado mesmo, só com 8 minutos transcorridos. Assim como nos primeiros treinos, o tempo inicial foi marcado por Lando Norris, com uma volta de 1min21s247 feita com pneus macios. 

Demorou mais alguns minutos até que outros marcassem tempo. Foram os dois pilotos da Red Bull, ambos com pneus médios. Sergio Perez marcou 1min21s024, 0s1 mais rápido que Max Verstappen. Charles Leclerc, de macios, se colocou à frente, mas logo foi superado novamente por Perez, ainda de macios, que melhorou sua marca para 1min20s436. Carlos Sainz veio para supera-lo em seguida. 

O holofote foi atraído pelos veteranos campeões mundiais. Primeiro, foi Fernando Alonso quem apareceu. A Alpine tem se mostrado competitiva na Austrália, e o espanhol nos lembrou disso ao marcar uma volta de 1min20s119, mais rápido da sessão até então. Logo depois, Lewis Hamilton, ainda sem tempo, escapou na curva 11 e beliscou o muro, mas voltou à pista. Logo atrás dele, na curva 10, foi Vettel quem escapou e bateu, destruindo sua Aston Martin. Bandeira vermelha. 

Sebastian Vettel bateu na curva 10
Sebastian Vettel bateu na curva 10
Foto: F1 / Twitter

A sessão foi reiniciada com menos de meia hora para o fim. Um grande congestionamento se formou no pitlane. A espera da bandeira verde. A correria era grande para os ajustes finais antes da classificação. À essa altura, o top 10 era composto por Alonso, Sainz, Ricciardo, Perez, Bottas, Leclerc, Russell, Verstappen, Norris e Ocon. 

Verstappen vinha em volta muito boa quando errou na curva 13 e rodou sozinho em direção à grama. O campeão conseguiu voltar à pista sem danos. 

Vários pilotos vieram abaixando os próprios tempos, mas o único a superar Alonso nessa primeira rodada de tentativas foi... o próprio Alonso, que entrou na casa de 1:19. Perez foi o único a brigar com o espanhol. Os dois trocaram a liderança entre si repetidas vezes. Depois de melhorarem suas voltas pouco a pouco, Perez fez 1min19s458 e apareceu liderando a tabela quando ambos voltaram aos boxes. 

Sergio Perez e seu Red Bull no Albert Park
Sergio Perez e seu Red Bull no Albert Park
Foto: Red Bull / Twitter

Com 15 minutos para o fim, Carlos Sainz superou a marca de Perez com uma volta de 1min19s419, saltando para a ponta. 5 minutos depois, Norris surpreendeu e fez a melhor volta, com 1min19s117. Verstappen tentou por três vezes seguidas fazer uma volta rápida com pneus macios, já que sua melhor volta havia sido com médios, mas errou nas três.

As emoções que se desenhavam para os minutos finais foram atrapalhadas por Lance Stroll, que bateu na curva 11. Bandeira vermelha e fim antecipado da sessão. Se não bastasse a batida de Vettel, a Aston Martin teria ainda mais trabalho até a classificação.

Com isso, Norris ficou em um surpreendente 1º lugar. Atrás dele, Leclerc, Perez, Alonso, Sainz, Ricciardo, Verstappen, Hamilton, Bottas e Tsunoda. Os carros voltam à pista às 03h para a sessão de classficação oficial para o GP da Austrália.

Os resultados do TL3 da Austrália
Os resultados do TL3 da Austrália
Foto: F1 / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade