PUBLICIDADE

Parabólica

Nissan ficará na Fórmula E pelo menos até 2026

Nissan e.Dams se junta à Mahindra e DS Techeetah como equipes confirmadas para a próxima geração da Fórmula E, que terá início em 2022-2023

24 mar 2021 - 17h38
Compartilhar
Exibir comentários
Nissan se junta à Mahindra e DS Techeetah como equipes confirmadas para a terceira geração da Fórmula E.
Nissan se junta à Mahindra e DS Techeetah como equipes confirmadas para a terceira geração da Fórmula E.
Foto:

A Nissan confirmou que estará na Fórmula E até 2026. A equipe japonesa anunciou nesta quarta (24) que fará parte da competição de monopostos 100% elétricos por pelo menos mais seis temporadas. A Nissan ingressou na competição no início da quinta temporada sendo a única fabricante japonesa de automóveis a participar dela.

Correndo na atual temporada (2020-2021), a equipe franco-japonesa foi a terceira a confirmar a participação na era dos carros de 3ª Geração (Gen3). Estes, por sua vez, serão introduzidos na temporada 2022-23. A Nissan agora se junta à indiana Mahindra e à chinesa DS Techeetah como as confirmadas para a futura fase da Fórmula E, que terá carros de 350 kW.

Equipe Nissan e.Dams é representada pelos pilotos Oliver Rowland e Sébastien Buemi.
Equipe Nissan e.Dams é representada pelos pilotos Oliver Rowland e Sébastien Buemi.
Foto: Nissan / Divulgação

A decisão da Nissan de seguir na categoria vai de encontro aos objetivos da montadora de investir em uma linha de modelos 100% elétrica. Recentemente, a Nissan anunciou que pretende eletrificar todos os novos veículos lançados pela marca até o início dos anos 2030, se tornando totalmente neutra em emissões de carbono até 2050. Para a montadora, a presença na Fórmula E é uma chance de desenvolver tecnologias que possam ser futuramente aplicadas aos carros de produção.

“Para a Nissan, a Fórmula E nos ajuda a fazer com que a emoção, a energia e a proteção ao meio ambiente assumam um protagonismo para entregar esta visão de futuro para um público em constante crescimento, a cada dia mais novo, jovem e diverso", afirmou Ashwani Gupta, chefe de operações globais da marca.

Apesar de só ter entrado oficialmente na Fórmula E na temporada 2018-2019, a Nissan já tinha ligações com a categoria anteriormente. Isso porque a Renault, parceira estratégica da japonesa, foi uma das pioneiras na categoria. A marca francesa conquistou os três primeiros títulos de construtores, antes de passar a vaga na equipe para a Nissan.

Equipe Nissan e.Dams somou 167 pontos e conquistou o 2º lugar entre os construtores na temporada 2019-2020.
Equipe Nissan e.Dams somou 167 pontos e conquistou o 2º lugar entre os construtores na temporada 2019-2020.
Foto:

Atualmente, a Nissan e.Dams é representada pelos pilotos Oliver Rowland e Sébastien Buemi. Na última temporada, a equipe somou 167 pontos, conquistou uma vitória e ficou em 2º lugar entre os construtores, atrás somente da campeã DS Techeetah.

As primeiras corridas da temporada 2021 aconteceram em Diriyah, na Arábia Saudita, em uma rodada dupla ao final de fevereiro. Ao final do evento, a Nissan e.dams conquistou 14 pontos no campeonato de equipes, após um 13º lugar com Buemi e um 7º com Oliver. A terceira rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E acontecerá no dia 10 de abril, em Roma, na Itália.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade