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Mazepin e Schumacher aumentam a tensão na Haas F1

Nikita Mazepin e Mick Schumacher tiveram fim de semana tenso no GP da Holanda, com desentendimentos na classificação e corrida

6 set 2021 - 08h31
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Mazepin deu outra fechada em Schumacher.
Mazepin deu outra fechada em Schumacher.
Foto: F1 / Reprodução

Não bastasse passar por todas as dificuldades de ter o pior carro do grid e verba curta, a Haas tem enfrentado um clima tenso entre seus dois pilotos. Durante o Q1 da classificação, Mick Schumacher e Nikita Mazepin causaram uma confusão na hora de abrir suas últimas voltas. Um esperou o outro passar à frente, de modo que os dois diminuíram demais a velocidade e acabaram por bloquear a pista. A falta de coordenação prejudicou Sebastian Vettel, que vinha em volta rápida e ficou sem espaço para passar, não conseguindo avançar para o Q2.

Mazepin não gostou do ocorrido e expressou a frustação em entrevista logo após a sessão. “Estou bem irritado, para ser honesto.”, disse ao site da F1. “Aconteceu comigo pela segunda vez de o meu companheiro me ultrapassar e me deixar no meio do tráfego e depois f**** minha última tentativa na classificação de propósito”. E completou criticando Schumacher: “não estou feliz, porque se acontece uma vez e você não sabia, tudo bem, mas quando você faz duas vezes é deliberado”.

Na corrida, o clima azedou de vez ainda na primeira volta. Mazepin passou Schumacher na curva 8 e o alemão tentou dar o troco no russo na reta principal, na abertura da volta 2. Mick colocou seu carro por dentro, mas Nikita o fechou de forma agressiva contra o muro, chegando a provocar um toque e forçando uma parada antecipada nos boxes. Na zona de imprensa após a corrida, foi a vez de Mick Schumacher demonstrar sua insatisfação.

Nikita Mazepin, da Haas F1.
Nikita Mazepin, da Haas F1.
Foto: Haas / Twitter

“Parece que ele colocou na cabeça que quer estar na minha frente a qualquer custo. E tá tudo bem, não tenho nada contra isso”, disse em entrevista à Sky Sports. “Mas se chega ao ponto de se defender agressivamente contra o próprio companheiro sem ter nada a ganhar com isso, pode não ser a forma ideal de abordar a situação.”

Schumacher se mostrou frustrado com o acontecido. À Autosport, ele disse: “É uma pena. No fim das contas, ele arruinou minha corrida porque quebrou minha asa dianteira e tive que parar para trocar.” E ainda deixou claro que tem suas diferenças com Mazepin: “Acho que somos pessoas muito diferentes, até na forma como lidamos com as coisas. Mas tudo bem, ele faz as coisas dele e eu as minhas.”

Gunther Steiner, o chefe da equipe Haas, tentou amenizar a situação. “Não dá para culpar ninguém por isso. Conversamos na reunião depois da corrida e não chegamos a uma conclusão”. Mesmo assim, segundo a Autosport, ele planeja marcar outra reunião antes da próxima corrida para evitar que a situação se repita. “Acho que precisamos conversar sobre isso de novo com o time. Não é bom para nós enquanto equipe.”

Problemas na Haas F1 não são novidade

No Grande Prêmio do Azerbaijão, Mazepin fez movimento semelhante e fechou de forma acintosa um ataque de Schumacher na reta principal da pista de Baku. À época, Mick Schumacher disse que precisaria de tempo para ganhar confiança no colega novamente.

Além dos atritos internos na Haas, Nikita Mazepin é uma figura polêmica no geral. Esse ano, ele se envolveu em confusão com Antonio Giovinazzi ao descumprir um acordo de cavalheiros entre os pilotos e ultrapassar o italiano da Alfa Romeo durante uma volta rápida na classificação. Na Fórmula 2, ele também ficou marcado por fechadas excessivamente agressivas. Fora das pistas, Mazepin se envolveu em grande polêmica em 2020, ao ser visto apalpando uma mulher em um vídeo, o que motivou uma forte campanha na internet pedindo que sua contratação fosse cancelada pela Haas – o que não aconteceu.

A Fórmula 1 finaliza sua maratona de três fins de semana seguidos de atividades na semana que vem com o Grande Prêmio da Itália, em Monza. A etapa contará com classificação no modelo sprint, com corrida curta no sábado, da mesma forma que realizado no GP da Inglaterra.

Análise do GP da Holanda com Lito, Priscila e Quintanilha:
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