PUBLICIDADE

Leclerc lidera dobradinha da Ferrari no TL1 da F1 na Espanha

Charles Leclerc foi o mais rápido no primeiro treino da F1 em Barcelona, seguido por Carlos Sainz. Max Verstappen é 3º.

20 mai 2022 10h10
ver comentários
Publicidade
Leclerc indo à pista em Barcelona
Leclerc indo à pista em Barcelona
Foto: Ferrari / Twitter

Charles Leclerc foi o mais rápido do primeiro treino livre da F1 em Barcelona. A Ferrari ditou o ritmo, com Carlos Sainz em segundo, a menos de um décimo de distância. Max Verstappen foi o 3º, confirmando que Ferrari e Red Bull seguem os carros mais fortes, mesmo com quase todas as equipes trazendo atualizações. O top 10 foi completado por George Russell, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda.

A sessão contou com dois pilotos novatos na Fórmula 1: Nyck de Vries, pela Williams, e Juri Vips, pela Red Bull. De Vries conseguiu superar o titular Nicholas Latifi, mesmo sem experiência com o carro. Vips, por outro lado, teve dificuldades e não passou do último tempo.

O TL1 do GP da Espanha
O TL1 do GP da Espanha
Foto: Pirelli Motorsport / Twitter

Confira como foi o TL1 do GP da Espanha:

Logo nos 10 primeiros minutos, os dois ponteiros da tabela de tempos não eram noda surpreendentes: Max Verstappen e Charles Leclerc, os protagonistas do ano até aqui, ambos com pneus duros. Depois deles, vinham os McLaren de Daniel Ricciardo e Lando Norris. Pierre Gasly e Fernando Alonso logo superaram os carros laranjas.

Em uma etapa marcada por atualizações nos carros, Verstappen logo parou nos boxes para trocar o bico e experimentar uma peça diferente. Com meia hora para o fim da sessão, o piloto da Red Bull estendia sua liderança para 0s8 sobre Leclerc, 0s9 sobre George Russell, 1s1 sobre Ricciardo e 1s2 sobre Carlos Sainz.

Entre os novatos, Nyck De Vries andava 1s4 acima do tempo de Nicholas Latifi, no mesmo carro. Mas o holandês usava pneus duros contra os médios do canadense titular. Na Red Bull, Juri Vips era o último entre os pilotos com tempo, quase 8 segundos acima de Verstappen, que liderava a sessão. E Robert Kubica é quem tinha menos diferença em relação ao colega: chegou a andar mais rápido que Valtteri Bottas na meia hora inicial.

De Vries se destacou ao superar o colega Latifi
De Vries se destacou ao superar o colega Latifi
Foto: Williams / Twitter

Nyck De Vries foi o primeiro a calçar pneus macios, e conseguiu um destaque ao pular para 4º, 1s atrás de seu conterrâneo Verstappen. Mesmo com o bom tempo, ele frisou no rádio que poderia ser ainda melhor se não fosse o tráfego. Nota: Latifi também pôs macios e foi 0s1 mais lento que o novato...

Entre os carros de ponta, Sainz foi o primeiro a colocar pneus macios, e amassou o tempo de Verstappen (pneus duros): com 1min19s907, ele abaixou o tempo do piloto da Red Bull em quase 2 segundos. Leclerc superou o colega por 0s07, pulando para a ponta.

Com 15 minutos para o fim, com 14 pilotos usando pneus macios, a dupla da Ferrari liderava, seguida por Verstappen, Russell, Alonso, Hamilton, Norris, Gasly, Ricciardo, Tsunoda, Ocon, Stroll, de Vries e Latifi. Os seis restantes seguiam com os duros, enquanto apenas Magnussen usava médios.

Nas voltas finais, não houve mudança na ordem que se estabeleceu nos minutos anteriores. Com isso, Leclerc liderou dobradinha da Ferrari no TL1 à frente. Entre os novatos, De Vries conseguiu superar Latifi e Kubica foi mais rápido que Bottas (ok, Kubica estpa longe de ser novato). Juri Vips ficou em último, bem longe de Verstappen.

Os carros voltam à pista ao meio dia dessa sexta (20), dessa vez, apenas com os pilotos titulares.

Os resultados do TL1 do GP da Espanha
Os resultados do TL1 do GP da Espanha
Foto: F1

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade