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Jaguar vai produzir carro da vitória de Le Mans em 1953

Jaguar C-Type de 1953 ganhará 8 novos exemplares após 70 anos desde a primeira vitória da marca nas 24 Horas de Le Mans

2 fev 2021 - 05h00
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Com o clássico British Racing Green entre as opções de cor, o C-Type manteve as características originais de 1953.
Com o clássico British Racing Green entre as opções de cor, o C-Type manteve as características originais de 1953.
Foto: Jaguar / Divulgação

Após modelos como o E-Type, XKSS e D-Type ganharem novas unidades, outro clássico da Jaguar voltará à linha de produção. Em comemoração pelos 70 anos da primeira vitória da marca nas 24 Horas de Le Mans, a Jaguar anunciou que irá produzir oito novas réplicas do modelo C-Type em 2022.

Os carros serão feitos à mão nas instalações da Jaguar Classic Works em Coventry, no Reino Unido, e os compradores poderão escolher entre 12 cores para o exterior e oito opções de revestimento para o interior. Também é possível incluir opções como círculos de competição, um logotipo no volante e inscrição no capô

Depois de modelos como E-Type, XKSS e D-Type ganharem novas unidades, agora é a vez do C-Type voltar às linhas de produção da Jaguar.
Depois de modelos como E-Type, XKSS e D-Type ganharem novas unidades, agora é a vez do C-Type voltar às linhas de produção da Jaguar.
Foto: Jaguar / Divulgação

As novas unidades seguirão as especificações do C-Type de 1953, que venceu a prova de Le Mans no mesmo ano, com algumas mudanças em relação às unidades vendidas ao público nos anos 50. No lugar dos freios a tambor, as novas unidades terão freios a disco, como os utilizados nas competições de 1952 e 1953. Outra mudança será a adoção de um carburador triplo Weber 40DCO3 no lugar da carburação dupla SU. Essa mudança fará com que a potência do motor de seis cilindros em linha de 3.4 litros suba de 200 cv para 220 cv.

Painel de instrumentos do C-Type segue o padrão adotado nos modelos originais dos anos 50.
Painel de instrumentos do C-Type segue o padrão adotado nos modelos originais dos anos 50.
Foto: Jaguar / Divulgação

A história do C-Type, aliás, foi marcada pelas duas vitórias em Le Mans. Com o nome de XK120 C, o modelo desenhado por Malcolm Sayer conquistou a primeira das sete vitórias da Jaguar na prova francesa de resistência logo na temporada de estreia, em 1951. No ano seguinte, apesar de não ter repetido o desempenho na competição, o modelo conquistou o Grande Prêmio de Reims, na França, pilotado por Stirling Moss.

Em 1953, a Jaguar competiu com três C-Type, com os números 17, 18 e 19.
Em 1953, a Jaguar competiu com três C-Type, com os números 17, 18 e 19.
Foto: Jaguar / Divulgação

Em 1953, no entanto, o C-Type voltou a figurar no lugar mais alto do pódio. Após estrear no ano anterior o sistema de freios a disco, o carro vencedor foi pilotado por Tony Rolt e Duncan Hamilton. Utilizando o número 18, eles derrotaram a Ferrari 375 MM Berlinetta de Ascari e Villoresi, que utilizava o número 12.

Pilotado por Tony Rolt e Duncan Hamilton, o C-Type de número 18 foi o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1953.
Pilotado por Tony Rolt e Duncan Hamilton, o C-Type de número 18 foi o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1953.
Foto: Jaguar / Divulgação

Anos depois, a Jaguar ainda venceria as 24 Horas de Le Mans em mais cinco oportunidades. Depois de passar em branco na temporada de 1954, a equipe inglesa faturou um tricampeonato em 1955, 1956 e 1957 com o modelo D-Type, e outros dois títulos, em 1988 (Jaguar XJR-9LM) e 1990 (Jaguar XJR-12).

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