PUBLICIDADE

F1: Sainz é o mais rápido em Silverstone. Hamilton é 2º

Carlos Sainz, da Ferrari, faz o melhor tempo do TL2 para o GP da Inglaterra. Lewis Hamilton mostra reação da Mercedes e é 2º

1 jul 2022 - 13h09
(atualizado às 13h11)
Ver comentários
Publicidade
Carlos Sainz liderou o TL2 em Silverstone
Carlos Sainz liderou o TL2 em Silverstone
Foto: Ferrari / Twitter

Carlos Sainz dominou o segundo treino livre da F1 em Silverstone. O ferrarista marcou um tempo de 1min28s942 e não foi superado por ninguém. Quem mais se aproximou foi Lewis Hamilton, que foi o 2º e mostrou que a Mercedes pode sonhar em brigar com Ferrari e Red Bull – pelo menos no GP da Inglaterra.

Lando Norris também mostrou a velocidade da McLaren em volta rápidas e foi o 3º, superando Max Verstappen. Charles Leclerc ficou apenas em 5º, umas posição à frente de Fernando Alonso.

O treino teve tempo bom, ao contrário da sessão anterior, o que estimulou os pilotos a ficarem na pista o máximo de tempo possível, já que esse é o mesmo clima previsto para a corrida, que acontece no domingo (03). A classificação, sábado (02) deve acontecer sob chuva.

Confira como foi o TL2
Quase sem dados coletados no TL1, os pilotos tiveram que aproveitar o TL2 ao máximo. Assim que foi dada a luz verde, praticamente todos foram à pista de imediato. O que se via era uma grande variação de escolha de pneus: os macios, médios e duros estavam sendo utilizados ao mesmo tempo.

Lewis Hamilton foi um dos destaques e repetiu o 2ª lugar do TL1
Lewis Hamilton foi um dos destaques e repetiu o 2ª lugar do TL1
Foto: Mercedes / Twitter

07 min - Com todos tendo completado suas primeiras voltas, a Ferrari foi a mais rápida. Charles Leclerc, com 1min30s786, estabeleceu o parâmetro. Carlos Sainz andou no mesmo décimo de segundo. A dupla da Red Bull ficou logo em seguida, com Max Verstappen a 0s6 de Leclerc e Sergio Perez a 1s7. Os quatro utilizavam pneus médios. Mas ainda haveria muita margem para melhora.

15 min - Sainz fez a volta ideal até aquele momento, com 1min29s962, logo sendo superado por Leclerc novamente, com 1min29s639. Verstappen e Perez também melhoraram seus tempos e se mantiveram em 3º e 4º. Lewis Hamilton era o 5º, 1s2 acima da marca de Leclerc. Depois deles, vinha a dupla da Alpine, de macios, com Alonso à frente e Ocon.

20 min – Carros ainda na pista, tempos caindo, mas a ordem se mantendo. Leclerc ainda liderava, com 1min29s462, seguido por Sainz, Verstappen, Perez, Hamilton e Alonso, o único deles com macios e não médios. O mais rápido com pneus duros até aquele momento era Lando Norris, 9º, 1s8 acima do tempo de Leclerc.

30 min – Lando Norris calçou pneus macios e fez a melhor volta, com 1min29s118. Não demorou para outros fazerem o mesmo: a Ferrari mandou Sainz também com os pneus de banda vermelha. Em sua segunda tentativa, o espanhol fez 1min29s014. Diversos pilotos colocaram os macios e melhoraram seus tempos.

Lando Norris foi o 3º
Lando Norris foi o 3º
Foto: Pirello Motorsport / Twitter

35 min – Já com boa parte dos carros com voltas rápidas de pneus macios, o top 10 era: Sainz, Norris, Leclerc, Alonso, Russell, Verstappen, Riccardo, Perez, Stroll e Tsunoda. Hamilton, ainda de médios, era 12º.

45 min – Hamilton finalmente colocou os pneus macios e escalou a tabela para 2º, 0s163 acima de Sainz, que liderava com 1min28s942. A dupla da Red Bull também subiu. O top 10 era: Sainz, Hamilton, Norris, Verstappen, Leclerc, Alonso, Perez, Russell, Ricciardo e Stroll.

55 min – Com as equipes optando poo trabalhar em simulações de corrida, os tempos pouco mudaram. O top 10 seguia o mesmo de 10 minutos antes. A Mercedes avisa a Russell que ele estava virando tempos similares aos da Ferrari em ritmo de corrida.

60 min – Fim de treino livre em Silverstone, com Carlos Sainz à frente. Mercedes e McLaren mostram força em volta lançada e podem sonhar em se aproximar de Ferrari e Red Bull.

Os tempos do TL2 em Silverstone
Os tempos do TL2 em Silverstone
Foto: F1

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade