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Campeões da F1 reclamam dos carros atuais na chuva

Vettel e Alonso citam características dos carros modernos, que deixam a pilotagem na chuva mais difícil do que no passado

3 set 2021 - 07h04
(atualizado às 10h39)
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Vettel e a chuva em Spa.
Vettel e a chuva em Spa.
Foto: Aston Martin / Divulgação

A polêmica corrida que não aconteceu na Bélgica, na semana passada, ainda rende assunto. Dois dos pilotos mais experientes do grid concordam ao dizer que características dos carros contemporâneos atrapalham muito a visibilidade na chuva, quando comparados aos carros do começo do século. Sebastian Vettel, da Aston Martin, não acredita que a Fórmula 1 tenha se tornado cautelosa demais, mas sim que os carros mudaram a condição de pilotagem.

“Acho que o apetite ao risco é o mesmo de antes”, disse ao portal Autosport, comparando o GP da Bélgica de 2021 ao GP do Japão de 2007, em Fuji, disputado sob chuva torrencial. “Acho que os carros mudaram. Há significativamente mais downforce com os carros atuais. Parece que eles sugam mais água do chão.” Para ele, essa é uma das explicações para o spray de água muito maior, o que piora a visibilidade de quem vem atrás.

Vettel destaca outra diferença importante em relação à F1 de anos passados. “Os pneus mudaram muito também. Acho que os pneus de chuva extrema que nós tínhamos tornavam mais fácil correr em condições muito, muito molhadas, com bastante água na pista”.

Fernando Alonso, da Alpine, concorda com o Vettel. Segundo ele, os pneus foram a maior mudança dos últimos anos. “Acho que os carros, seja por qual razão, talvez pelas novas regras de aerodinâmica, tem mais spray quando você anda atrás, e os pneus são mais largos do que eram em 2007. Provavelmente os pneus de chuva extrema eram um pouco mais fortes naquela época. E talvez o tamanho dos pneus ajudasse com a questão da aquaplanagem”. Ironicamente, Alonso aquaplanou e bateu naquela corrida em Fuji.

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No fim das contas, Alonso concorda com a decisão de não haver corrida, pois entende que o risco era alto demais. “Acho que Spa, naquela velocidade alta, com as retas longas, deixa o spray no ar por muito tempo. Acho que as condições não eram adequadas para correr. Seria questão de tempo até que um acidente grande pudesse acontecer. A FIA quis evitar isso. Acho que foi uma decisão acertada.” O único ponto de discórdia entre ele e a FIA foi a pontuação. “Sobre dar os pontos, aí é outra coisa. Eu discordo totalmente.”

Previsão de tempo seco para o GP da Holanda

Se o clima foi um problema na Bélgica, o mesmo não deve acontecer na Holanda. Durante a semana, a meteorologia chegou a prever a possibilidade de chuva no domingo, durante a corrida em Zandvoort, mas a previsão atualizada não mostra mais chuva no radar. Segundo próprio site da Fórmula 1, a previsão oficial é de temperatura amena, entre 18ºC e 21ºC, e com céu variando entre encoberto e ensolarado ao longo de todas as atividades do Grande Prêmio da Holanda. Veja a seguir a prévia do GP da Holanda com nosso comentarista Lito Cavalcanti.

F1: prévia do GP da Holanda com Lito Cavalcanti:
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