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As vitórias de Matías Rossi e Felipe Fraga na Stock em Interlagos

Argentino Matías Rossi vence corrida 1 após toque entre Felipe Fraga e Cesar Ramos. Fraga se recupera e vence corrida 2 largando de 21º

31 jul 2022 - 17h30
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Rossi e Fraga - os dois vencedores de Interlagos, juntos na pista
Rossi e Fraga - os dois vencedores de Interlagos, juntos na pista
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

Mantendo a tradição da categoria, a Stock Car entregou bastante ação em Interlagos. Matías Rossi, argentino, levou seu Toyota Corolla da A. Mattheis Vogel Motorsport à vitória na corrida 1 após toque entre Cesar Ramos e Felipe Fraga, que disputavam a ponta.

Apesar dos problemas na primeira corrida, Fraga foi o protagonista do dia. Ele, que fazia participação única temporada, substituindo o líder do campeonato Daniel Serra, largou de 21º na corrida 2 e conseguiu a vitória. Méritos também à equipe Eurofarma RC que, além de entregar um carro competitivo a Fraga, soube antecipar a situação e adaptar sua estratégia para que o piloto chegasse vivo à segunda prova.

Matias Rossi, o vencedor da corrida 1 em Interlagos. Atrás, Felipe Lapenna, o 2º.
Matias Rossi, o vencedor da corrida 1 em Interlagos. Atrás, Felipe Lapenna, o 2º.
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

Corrida 1

A primeira bateria teve seu início atrasado em alguns minutos para que a pista fosse limpa após um vazamento do carro de Sergio Jimenez na subida do Café. Ricardo Maurício também teve problemas e não largou. Com cal e terra cobrindo o fluido, a corrida teve seu início autorizado. Cesar Ramos se manteve à frente de Matías Rossi e Felipe Fraga.

Ainda na largada, um toque entre Gaetano di Mauro e Cacá Bueno na Curva do Sol encerrou a corrida do primeiro e prejudicou a do segundo, que acabou abandonando pouco depois, ainda em consequência do acidente. Apesar dos danos, ambos conseguiram alinhar no grid da segunda bateria.

Nas voltas iniciais da primeira prova, Fraga passou Rossi e começou a imprimir ritmo forte para cima de Cesar. Os dois disputaram a liderança de forma dura desde dentro do pit lane, quando fizeram suas paradas, e se enroscaram no Laranjinha. Fraga tentou um X em Cesar, que espremeu e jogou o piloto da Eurofarma para a grama. Fraga, sem espaço, tocou em Cesar, que rodou e perdeu posições.

O polêmico toque entre Felipe Fraga e Cesar Ramos
O polêmico toque entre Felipe Fraga e Cesar Ramos
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

A direção de prova entendeu que a responsabilidade pelo incidente foi de Fraga e o penalizou com um drive through. Ao cumpri-lo, membros da Ipiranga Racing, equipe de Cesar Ramos, o aplaudiram ironicamente. Fraga caiu para o fim do pelotão. O entrevero entre os dois ainda teve consequências: Cesar acabou punido em 20 segundos pela forma como disputou com Fraga dentro dos boxes.

Matías Rossi, que nada tinha a ver com isso, teve caminho livre para conquistar sua segunda vitória na temporada. Ele, que era 5º no campeonato ao chegar em Interlagos segue vivo na luta pelo título. O líder Daniel Serra não pontuou, já que se ausentou da etapa de Interlagos para participar das 24 Horas de Spa-Francorchamps, pela Ferrari.

Completaram o pódio Felipe Lapenna, o pole sem pole de sábado, pilotando um Chevrolet Cruze da Hot Car Competições, e Guilherme Salas, com outro Cruze, mas da KTF Racing. Barrichello foi um dos destaques, após largar em 28º e ganhar 14 posições.

Ainda antes do fim da prova, um detalhe que faria toda a diferença na corrida 2: com Felipe Fraga fora da briga, a Eurofarma RC o chamou aos boxes para mais uma parada. Ele retornou à pista em 21º, posição que largaria na segunda bateria. Carro reabastecido, pneus trocados e tudo no esquema para uma parada relâmpago na corrida 2. A ideia era simples: o sacrifício da corrida 1 poderia render um ganho de algumas posições na corrida seguinte.

Felipe Fraga, o vencedor da segunda prova da Stock
Felipe Fraga, o vencedor da segunda prova da Stock
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

Corrida 2

A punição de tempo de Cesar Ramos o fez cair de 5º na pista para 13º no resultado oficial da corrida 1. Com isso, Rodrigo Baptista, que havia terminado a prova em 11º, foi promovido a 10º. A regra da inversão dinâmica do grid determina que o 10º da corrida 1 largue em 1º na corrida, o 2º em 9º, e assim sucessivamente. Significa que “Digo” Baptista, da Crown, foi coroado com a pole da segunda corrida.

Na primeira volta, um toque envolvendo vários carros provocou um safety car. No enrosco, Rubinho tocou em Guilherme Salas e acabou punido com um drive through, o que anulou suas chances de um provável e possível bom resultado na corrida 2. De quebra, o faz manter a incômoda marca de não vencer em Interlagos, sua segunda casa.

Depois da relargada, “Digo” se manteve na liderança da corrida até a abertura da janela dos pits, quando foi um dos primeiros a entrar. Sua parada foi bem executada, mas o tempo perdido com o reabastecimento custou duas posições.

Após toda a sequência de paradas, quem surgiu em 1º foi... Felipe Fraga. Sim, depois de um toque, um drive through e uma parada extra na corrida 1, o convidado do dia liderava a corrida 2. Atrás dele vinha Thiago Camilo, colega de Cesar Ramos na Ipiranga Racing.

Fraga não sofreu grandes ameaças e rumou para a vitória, seguido por Thiago Camilo e Rodrigo Baptista. Ao vencer, ele seguiu algo que já se pode chamar de tradição da Eurofarma RC. Assim como ele, Lucas di Grassi e António Felix da Costa também já brilharam em participações esporádicas pela equipe (di Grassi acabou desclassificado quando poderia vencer a Corrida do Milhão de 2019).

Confira os resultados das duas provas em Interlagos, que valeram pela sétima temporada da etapa da Stock Car:

Rossi celebra no pódio da corrida 1
Rossi celebra no pódio da corrida 1
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

Corrida 1

1 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla) 19 voltas

2 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) a 2s877

3 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) a 5s014

4 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) a 7s427

5 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) a 11s232

6 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) a 14s478

7 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) a 14s584

8 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) a 15s180

9 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) a 16s837

10 Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze) a 17s823

11 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) a 18s003

12 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) a 26s641

13 César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) a 28s482

14 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) a 33s849

15 Andi Jakos (Full Time Sports/Toyota) a 34s446

16 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) a 44s485

17 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) a 46s902

18 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) a 47s092

19 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze) a 47s427

20 Thiago Vivacqua (RKL Competições) a 1min01s908

21 Felipe Fraga (Eurofarma RC/Chevrolet) a 1min23s706

22 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) a 1min31s181

23 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) a 1min32s439

24 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) a 1min32s700

25 Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla) a 1min39s994

26 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) 1 volta

27 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) 1 volta

28 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) Abandonou

29 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze) Abandonou

30 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) Abandonou

31 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) Abandonou

Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) Não largou

Felipe Fraga venceu corrida 2 e foi grande personagem do dia
Felipe Fraga venceu corrida 2 e foi grande personagem do dia
Foto: Duda Barrios / Divulgação Stock Car

Corrida 2

1 Felipe Fraga (Eurofarma RC/Chevrolet) 17 voltas

2 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) a 2s927

3 Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze) a 7s841

4 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) a 8s141

5 Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla) a 9s379

6 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) a 11s814

7 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze) a 12s038

8 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) a 12s910

9 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) a 13s727

10 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) a 16s865

11 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) a 17s619

12 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) a 18s334

13 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) a 21s286

14 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) a 23s060

15 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) a 23s686

16 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) a 24s388

17 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) a 27s183

18 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla) a 27s684

19 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) a 28s383

20 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) a 28s725

21 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) a 28s740

22 César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) a 29s146

23 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) a 32s261

24 Thiago Vivacqua (RKL Competições) a 32s385

25 Andi Jakos (Full Time Sports/Toyota) a 36s014

26 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) 1 volta

27 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla) Abandonou

28 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) Abandonou

29 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) Abandonou

30 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) Abandonou

31 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze) Abandonou

Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) Não largou

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