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Alpine F1, sobre GP dos EUA: “Foi um dia para esquecer”

Com abandonos de Esteban Ocon e Fernando Alonso, equipe francesa tem seu pior resultado na temporada

28 out 2021 - 12h03
(atualizado às 14h48)
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Mecânicos da Alpine em volta do carro de Ocon no grid do GP dos EUA
Mecânicos da Alpine em volta do carro de Ocon no grid do GP dos EUA
Foto: Alpine / Twitter

A Alpine chegou aos Estados Unidos com uma sequência de 15 corridas na zona de pontuação. A última vez em que nenhum de seus carros havia ficado entre os 10 primeiros havia sido ainda na primeira corrida da temporada, no Barein, quando Esteban Ocon foi o 13º e Fernando Alonso não pontuou. A boa fase, no entanto, foi interrompida no Grande Prêmio dos Estados Unidos. 

Ocon largou em 11º e estava entre os postulantes ao top 10, mas viu sua corrida comprometida ainda na primeira volta, quando um toque da Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi quebrou sua asa dianteira. O francês precisou parar para trocar a peça, e já se viu longe da briga. Para piorar a situação, a equipe identificou um problema mecânico em seu carro, forçando-o a abandonar a prova. 

“O carro estava ok, mas tivemos que parar por causa de um dano na asa dianteira e, a partir dali, foi uma corrida muito difícil”, contou Ocon ao site oficial da F1. “Não é fácil assimilar, mas o mais importante agora é refletir e nos recuperarmos enquanto time. O objetivo é voltar mais forte para a próxima sequência de corridas.” 

Alonso, por sua vez, teve uma corrida mais agitada. Largando do fundo do grid após a troca de sua unidade de potência, o espanhol precisou lutar por posições para chegar próximo à zona de pontuação. Mas, na parte final da prova, uma quebra na asa traseira de seu carro também o fez abandonar. 

Fernando Alonso abandona o GP dos EUA
Fernando Alonso abandona o GP dos EUA
Foto: Alpine / Twitter

“A corrida estava indo bem, considerando que largamos do fundo. Estávamos indo para um possível top 10 depois de algumas batalhas com as Alfa Romeos e Aston Martins”, explicou Alonso. “Já chegando à parte final da corrida, a asa traseira quebrou na penúltima curva. Eu olhei pelo espelho e estava visivelmente quebrada, então, resolvemos parar. Precisamos analisar, porque ainda não temos certeza do que aconteceu.” 

Alonso protagonizou um dos grandes momentos da corrida ao travar intensa batalha contra Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, ambos da Alfa Romeo. A disputa rendeu muito debate durante a após a corrida sobre os limites de pista. Alonso argumentou que Kimi o ultrapassou por fora da pista e não devolveu a posição. Depois, ele próprio fez o mesmo em cima de Giovinazzi deliberadamente e foi obrigado a devolver. Por fim, em outra disputa com Giovinazzi, o italiano usou a parte de fora da pista para se defender de Alonso e também foi orientado a ceder a posição. 

A discussão começou ainda pelo rádio, envolvendo pilotos, equipes e a direção de prova. O espanhol, que tem criticado a FIA pelos critérios utilizados em punições, falou após a corrida ainda em tom de reclamação: “Houve alguns incidentes que talvez devêssemos olhar com atenção. Dois deles foram penalizados e um não”. 

No cômputo geral, a Alpine não teve um dia para comemorar em Austin. Marcin Budkwoski, o chefe da equipe, resumiu: “Para nós, foi uma corrida para esquecer. Praticamente tudo que poderia dar errado nesse fim de semana, deu errado”, disse após a corrida. 

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Budkwoski falou sobre os problemas enfrentados por Ocon: “Esteban largou em 11º com pneus médios e pontuar parecia uma meta bastante plausível. Infelizmente, ele foi tocado pelo Giovinazzi na primeira volta, e teve que parar para trocar o bico. Dali em diante, a corrida ficou bem comprometida. Não tínhamos muito para lutar, e, como suspeitamos de um problema no carro, optamos por abandonar por precaução.” 

O dirigente explicou qual foi a estratégia traçada para a corrida de Alonso: “O Fernando fez uma corrida corajosa largando do fim do grid. Fizemos de tudo para entrar no top 10, acelerando forte, assumindo riscos e tentando uma estratégia que nos desse uma vantagem de pneus mais novos no fim. Enquanto chegávamos aos carros de frente, tivemos um problema na asa traseira que nos tirou de um final empolgante.” 

“Saímos do fim de semana sem pontos, o que encerra nossa série de 15 corridas consecutivas pontuando”, lamentou o chefão. “Temos muito a refletir e melhorar depois desse fim de semana e vamos trabalhar duro para o próximo sequência de corridas.” 

Com o resultado, a Alpine estacionou nos 104 pontos, mas não perdeu o 5º lugar entre os construtores. A AlphaTauri, que vem logo atrás, marcou 2 pontos com Yuki Tsunoda e agora está a apenas 10 de distância da equipe francesa. 

A Fórmula 1 tira um fim de semana de respiro para emendar mais três corridas logo depois. A próxima etapa será no México, no dia 6 de novembro. Uma semana depois, em 14 de novembro, é a vez da categoria voltar ao Brasil para a corrida de Interlagos. E apenas uma semana separam a etapa brasileira do estreante GP do Catar, marcado para 21 de novembro. 

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