PUBLICIDADE

Parabólica

2022: Alfa Romeo F1 fecha com Zhou. Giovinazzi vai para F-E

Alfa Romeo confirma boato e anuncia contratação do chinês Guanyu Zhou para 2022. Antonio Giovinazzi, dispensado, vai para Fórmula E

16 nov 2021 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários
Guanyu Zhou celebra sua 1ª vitória na F2, em Sochi, 2020
Guanyu Zhou celebra sua 1ª vitória na F2, em Sochi, 2020
Foto: UNI-Virutosi Racing / Twitter

Está completo o grid da Fórmula 1 para a temporada 2022. A Alfa Romeo, única equipe ainda com uma vaga em aberto, pôs fim aos boatos e anunciou a contratação do chinês Guanyu Zhou. Assim, o time terá uma dupla de pilotos inteiramente nova para a próxima temporada, formada por Zhou e Valtteri Bottas. Antonio Giovinazzi, que tinha poucas esperanças de renovar o contrato, sai da Fórmula 1 e já se acerta para correr na Fórmula E. 

Aos 22 anos de idade, o Zhou chega para ser o primeiro chinês a correr na categoria como titular. Antes dele, Ma Qinghua já havia participado de treinos livres em 2012 e 2013 pelas equipes nanicas HRT e Caterham, mas nunca chegou a entrar em uma corrida. 

Zhou é, atualmente, o 2º no campeonato da Fórmula 2, atrás do australiano Oscar Piastri. Ele está em sua terceira temporada na categoria, tendo terminado em 7º e 6º nas participações anteriores, sempre pela equipe UNI-Virtuosi. Seu resultado mais expressivo nas categorias de base foi o título da F3 Asiática em 2021. Antes e ser anunciado pela Alfa Romeo, Zhou era integrante da academia de jovens pilotos da Renault/Alpine, tendo participado de um treino livre pela equipe na Áustria em 2021. 

Antonio Giovinazzi em Interlagos. Piloto correrá na F-E em 2022
Antonio Giovinazzi em Interlagos. Piloto correrá na F-E em 2022
Foto: Alfa Romeo Racing ORLEN / Twitter

É digno de nota que Zhou lava consigo um expressivo aporte financeiro, o que certamente pesou na decisão por parte da Alfa Romeo. Esse ano, equipe rompeu em vínculo com a Ferrari no qual estava acordado que uma das vagas da equipe seria dada a um piloto da academia de jovens pilotos de Maranello. Foi isso que levou Giovinazzi ao time em 2019, e é o fim desse acordo que acabou por resultar na saída do italiano.  

Giovinazzi, por sua vez, fica sem vaga na Fórmula 1. O italiano de 27 anos fez um post em suas redes sociais criticando a força do dinheiro na Fórmula 1, mas dando a entender que nutre a vontade de voltar à categoria. No entanto, sem opção por lá, ele já tem seu destino definido para 2022. 

Logo após a oficialização da contratação de Zhou por parte da Alfa Romeo - e, por consequência, de sua dispensa -, Giovinazzi foi anunciado como piloto da Dragon Penske na Fórmula E. Com isso, formará dupla com o brasileiro Sérgio Sette Câmara na categoria de carros elétricos. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade