PUBLICIDADE

Morre o educador Miguel Thompson aos 57 anos

Diretor acadêmico da Fundação Santillana foi diagnosticado com câncer há nove meses

8 jun 2021 14h11
| atualizado às 14h37
Publicidade
Professor Miguel Thompson morre em São Paulo
Professor Miguel Thompson morre em São Paulo
Foto: Divulgação

Morreu na madrugada deste 7 de junho, o professor Miguel Thompson (1964-2021). A notícia foi divulgada pelos seus familiares nas redes sociais do educador.

A coluna é de música, mas abre esse parênteses para agradecer a contribuição de Thompson para a educação. Ele foi convidado do primeiro episódio do Educa Podcast, nosso programa que une sempre um educador e um músico, para debater temas que envolvem os dois assuntos. Inicialmente seria apenas um piloto. Ele topou a conversa com Henrique Portugal, tecladista do Skank, mesmo sabendo que poderia não ser publicado. Tudo dependeria do resultado.

Para nossa surpresa, a sintonia entre os dois fluiu como se eles fossem amigos de longa data. Foi um bate-papo leve, descontraído e, ao mesmo tempo, repleto de conhecimento. O programa superou nossas expectativas. Tudo pela genialidade de ambos convidados.

Hoje, quando tivemos a notícia, relembramos a nossa felicidade em sair com mais conhecimento desse episódio #01 que foi ao ar no dia 4 de setembro de 2020. O tema foi sugestão dos próprios convidados: “Música, Educação, Informação e Conhecimento”.

Com o propósito de trazer algo novo e envolvente para os cenários da música e da educação, Thompson falou sobre a função do professor, as novas práticas educacionais e o uso da tecnologia na escola. Avaliou o contexto educacional desenhado antes e, sobretudo, após a pandemia. De forma leve, mas assertivo, explicou que o professor deve ser um “dificultador”, que tem como missão trazer desafios para os jovens e, mais que oferecer informação, ajudar a fazer conexões. Palmeirense até o último fio de cabelo, futebol também esteve presente no papo.

Sobre “O que é Educação?”, respondeu em uma frase: "Educação é Liberdade. Como disse o Renato Russo, 'Disciplina é Liberdade'. A educação traz uma disciplina de conexões".

Nossa maior homenagem ao Thompson hoje é sugerir a audição do episódio #01 do Educa Podcast. Siga na luz, professor. Obrigada por sua contribuição. 

Siga @AdrianaDeBarros

Nos Bastidores Nos Bastidores
Publicidade