3 eventos ao vivo

Francisco, el Hombre pede união de latinos em música inédita

Em parceria com a banda chilena Moral Distraída, quarteto lança "Baile Sudaca"

21 ago 2020
12h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

"É um som para parar de se sentir carente e começar a se sentir potente", diz Mateo Piracés, vocalista da Francisco, el Hombre, sobre a música "Baile Sudaca", que chega aos aplicativos de música nesta sexta (21) acompanhada de um videoclipe. 

Francisco el Hombre lança música com Moral Distraída
Francisco el Hombre lança música com Moral Distraída
Foto: Rodrigo Gianesi

"Sudaca" é uma expressão xenófoba usada para definir, de forma depreciativa, os sul-americanos, generalizando culturas e histórias extremamente diversificadas. A banda brasileira Francisco, el Hombre e o grupo chileno Moral Distraída se uniram com o intuito de virar o termo do avesso.

Gravada entre o Brasil e o Chile, "Baile Sudaca" teve a sua produção feita à distância antes do início da pandemia. O ponto de partida para a colaboração foi o estúdio caseiro de Mateo Piracés-Ugarte. Em seguida, os vocalistas da Moral Distraída, retornaram com um rap feito em cima do material enviado pela Francisco, el Hombre, que finalizou o processo criativo no estúdio Sonastério, em Belo Horizonte, em março deste ano.

"Além da admiração mútua, o que nos aproxima como projetos é a construção da nossa identidade, que explora a questão do que é ser latino", diz Camilo Zicavo, vocalista da Moral Distraída. "A visão externa do termo 'sudaca' é pejorativa. Mas nós, olhando de dentro, encontramos e atribuímos o nosso valor a ele. O orgulho sudaca é o que nos une e o cria uma amálgama entre as nossas músicas e letras", completa.

Siga @AdrianaDeBarros

 

Veja também:

Luciano chora ao falar sobre álbum gospel, "A Ti Entrego"
Nos Bastidores Nos Bastidores
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade