1 evento ao vivo

Nos Bastidores

Asfixia Social solta grito de protesto em "Sistema de Soma"

Divulgação

Banda disponibiliza novo álbum com participações de Mao e Funk Buía e anuncia participação na versão online do Rebellion Festival

5 ago 2020
13h43
atualizado às 13h52
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quem frequenta a cena underground de São Paulo já deve ser deparado com uma Kombi toda grafitada com os integrantes do Asfixia Social chegando para os shows. Com 13 anos de estrada, a banda apresenta sempre um ótimo show regado a muito rock, rap, hardcore, sem deixar de lado a indignação com os acontecimentos do Brasil e a poesia.

Formada por Kaneda Mukhtar (voz, trompete e trombone), Rafael Santos (guitarra e voz), Leonardo Oliveira (baixo e voz), Marcelo Sampaio (guitarra e voz) e Rodrigo Silva (bateria), o Asfixia Social acaba de lançar "Sistema de Soma".

O álbum reúne 10 faixas que abordam a resistência à realidade distópica brasileira e traz convidados como o rapper brasiliense GOG, o trombonista Bocato, a MC Karen Santana, o punk Mao (Garotos Podres) e Funk Buia e DJ Tano (Z'África Brasil).

O trabalho é resultado de cinco anos de processo iniciado após o retorno da banda de uma turnê em Cuba, registrado no documentário "Cuba Punk", de 2015, que captura também a cena local em shows nos subterrâneos do punk rock da ilha.

A banda desenvolveu boa parte das canções de forma coletiva com o objetivo de amplificar as ideias e mergulhar em várias vertentes da cultura de rua, do rap, rock e música brasileira. Daí surgiu a ideia dos convites a amigos e artistas admirados pelos integrantes do grupo e pela “família” Asfixia Social, que envolve também outros grupos, mc's, saraus culturais e conexões diversas, como o artista plástico espanhol Sr X (Señor X), que liberou “The Iching”, um de seus mais conhecidos murais na região da Brick Lane,  em Londres, para a capa do álbum.

E falando em Reino Unido, o Asfixia Social será o representante brasileiro da edição do Rebellion Festival 2020, o mais importante evento punk rock da Inglaterra, que acontece anualmente em Blackpool. Como a maioria dos festivais de verão da Europa, o Rebellion teve sua edição cancelada em função da pandemia do Covid-19.

Para manter a tradição, o evento terá a versão online entre os dias 6 e 9 de agosto pelo Facebook oficial.

“Recebemos o convite para gravar um material inédito especialmente para essa edição virtual do Rebellion e selecionamos 30 minutos de registros nossos em estúdio, com a banda interpretando canções do disco novo e também do álbum anterior, criando um resumo do que seria nosso show no festival”, comenta Kaneda, vocalista e líder do grupo.

A pandemia fez com que a banda cancelasse mais de 50 apresentações já agendadas para 2020, incluindo toda a programação de 30 shows de seu segundo tour europeu, onde novamente se apresentariam no Rebellion Festival após a ótima repercussão da turnê “Where´s Democracy? … not in Brazil” realizada em 2019.

Siga @AdrianaDeBarros

 

Veja também:

Os melhores momentos de Jojo Todynho em A Fazenda 12
Nos Bastidores Nos Bastidores
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade