PUBLICIDADE

O que é xenofobia?

Discriminar pessoas com base em seu país ou região de origem é crime. Entenda o significado dessa palavra.

16 abr 2021 13h47
| atualizado às 13h47
ver comentários
Publicidade

O que significa a palavra xenofobia?

A palavra tem origem no idioma grego e quer dizer aversão ao estrangeiro. Atualmente, usamos esse termo quando há algum tipo de preconceito contra um grupo de pessoas que vêm de um lugar diferente. Por exemplo, quando existe discriminação contra quem vem de outro país. Também podemos chamar de xenofobia o preconceito contra pessoas de regiões diferentes de um mesmo país. 

Rodrigo Bocardi, apresentador da Rede Globo, foi acusado de xenofobia por reclamar do calor de Cuiabá (MT)
Rodrigo Bocardi, apresentador da Rede Globo, foi acusado de xenofobia por reclamar do calor de Cuiabá (MT)
Foto: RD1

Como se manifesta a xenofobia?

Ela é bastante parecida com outros tipos de preconceito. Atitudes xenófobas incluem xingamentos, agressões, discriminação, hostilidades, desrespeito de uma maneira geral entre outras. Pode ser direcionada a indivíduos ou a grupos de pessoas. 

Em que lugares do mundo acontece xenofobia?

Infelizmente, em todas as partes do mundo esse fenômeno acontece, especialmente em países que recebem muitos imigrantes. Na Europa, a xenofobia contra cidadãos de países do Oriente Médio e da África é bastante comum. Nos Estados Unidos, alguns dos principais alvos são os imigrantes latinos. 

Xenofobia é crime?

Sim. Isso está previsto numa lei de 1997. A punição para a discriminação com base em raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode ser uma multa ou 1 a 3 anos de prisão. 

Existe xenofobia contra pessoas de um mesmo país?

Sim. Aqui no Brasil, por exemplo, pessoas de regiões como Norte e Nordeste são discriminadas com frequência, especialmente no Sul e no Sudeste do país. 

Me Explica Me Explica
Publicidade
Publicidade