PUBLICIDADE

Entenda porque o Facebook suspendeu Trump

Presidente americano não pode usar a plataforma social desde o começo do ano. Empresa manteve decisão

5 mai 2021 16h32
ver comentários
Publicidade
Donald Trump
Donald Trump
Foto: Gage Skidmore/Flickr / Tecnoblog

Por que Donald Trump foi banido do Facebook?

Porque, de acordo com a empresa de redes sociais, o ex-presidente incentivou o episódio da invasão do Capitólio em Washington D.C, capital dos EUA, em 6 de janeiro de 2021. Nesse dia, uma multidão que estava em um protesto pró-Trump invadiu o Congresso americano e ameçou deputados e senadores. 

Acontecia alguma sessão no Capitólio no dia da invasão?

Sim. O Congresso estava validando os votos dos estados relativos à eleição presidencial de 2020, vencida por Joe Biden. Por isso, analistas políticos consideram que essa invasão foi uma tentativa de golpe de estado. Os invasores queriam interromper o processo de validação das eleições para que Donald Trump continuasse no poder, apesar de Joe Biden ter vencido o pleito. 

Por que o Facebook suspendeu Trump?

Porque a empresa considerou que o ex-presidente estava incentivando os invasores e encorajando-os. Ao fazer isso, Trump estava ameaçando a ordem política e social dos Estados Unidos e incentivando a violência. 

O que a empresa decidiu nessa quarta (5/5)?

O Facebook tem um conselho, formado por jornalistas, estudiosos e especialistas em liberdade de expressão e tecnologia. Esse órgão é convocado para tomar decisões de interesse público, como é o caso de Donald Trump. Nessa semana, o conselho decidiu que o ex-presidente deve continuar suspenso. Mas recomendou que essa suspensão seja revista em seis meses. 

Esse conselho tem poder de decidir o que vai acontecer com Trump?

Não. Ele apenas aconselha o Facebook. Quem toma as decisões é a empresa. O conselho faz recomendações, que podem ser seguidas ou não.

Me Explica Me Explica
Publicidade
Publicidade