Volkswagen Polo, quem diria, é ameaçado pelo Fiat Uno!
Análise: com cinco versões que custam de R$ 63 mil a R$ 115 mil, Polo perde nove posições e cai para 17º lugar (mas vem novidade por aí)
Há apenas um ano, antes de a pandemia de coronavírus bagunçar o mercado brasileiro, o Volkswagen Polo era o 8º carro mais vendido de fevereiro. No ranking da Volks, perdia somente para o imortal Gol, um carro que se recusa a ser aposentado. Hoje a situação é bem diferente: o Polo perdeu nove posições no mercado e é apenas o 17º colocado. Dentro de casa, foi ultrapassado por T-Cross, Nivus e Saveiro.
Não que isso fosse algo imprevisível. Em outubro de 2020, fizemos uma reportagem sobre a canibalização de vendas do Polo pelo Nivus. Nada foi feito -- e talvez nem pudesse ser feito, pois, com o mercado em crise, a Volkswagen precisou apostar em modelos que estavam em alta, como Gol, T-Cross e Nivus. Até mesmo o velho Voyage recebeu mais atenção da alta cúpula da VW na fábrica Anchieta e passou a vender bem.
O que está acontecendo com o Polo? Algo ruim, é certo. Afinal, até mesmo o velho Fiat Uno -- ameaçadíssimo de aposentadoria ou morte pelos lados de Betim -- passou a ameaçar o Volkswagen Polo. Em fevereiro deste ano, o Polo vendeu apenas 592 unidades a mais do que o Uno. Claro que os dois carros não são concorrentes diretos, mas isso ilustra o mau momento de um bom carro. Um executivo da Volks nos disse que “o Polo terá boas novidades em breve” e que “o cliente vai curtir”. Bem, enquanto essa novidade não chega, veja o ranking dos hatches em fevereiro.
P. | CARRO |
VENDAS FEV |
VENDAS ANO |
POS. GERAL |
1 | Chevrolet Onix | 10.261 | 20.827 | 1º |
2 | Hyundai HB20 | 7.717 | 15.653 | 2º |
3 | Fiat Argo | 6.221 | 11.242 | 4º |
4 | Fiat Mobi | 6.015 | 10.799 | 5º |
5 | Volkswagen Gol | 5.847 | 12.124 | 6º |
6 | Renault Kwid | 4.905 | 8.801 | 10º |
7 | Volkswagen Polo | 2.555 | 5.015 | 17º |
8 | Fiat Uno | 1.963 | 4.022 | 20º |
9 | Toyota Yaris | 1.963 | 3.801 | 21º |
10 | Ford Ka | 1.488 | 4.921 | 22º |
O Volkswagen Polo é vendido atualmente em cinco versões. Nem se pode dizer que o hatch compacto esteja mal posicionado dentro do portfólio da Volks. Pelo contrário. Considerando que ele parte de R$ 63.490 e um Gol automático custa R$ 69.930, é um ótimo negócio. Nas outras versões do Polo, a única que está com o preço ruim é a Highline 200 TSI. Essa versão utiliza o motor 1.0 turbo flex de 128 cavalos e custa R$ 97.290. Mas é exatamente esta única que mais sacrifica o Polo. Por um valor menor (R$ 94.290) e com o mesmo motor, a Volkswagen oferece o Nivus Comfortline.
Parece que a Volkswagen está canibalizando o Polo de propósito nesta versão. Embora o nível de equipamentos de um Nivus Comfortline seja inferior ao de um Polo Highline, o público parece estar preferindo a novidade. O Polo é um carro muito bom, mas, perante o insinuante Nivus -- um crossover cupê cheio de charme --, ele se torna bem menos atraente. As versões do Polo são as seguintes:
- 1.0 MPI de 84 cv - R$ 63.490
- 1.6 MSI de 117 cv - R$ 75.675
- Comfortline 1.0 TSI de 128 cv - R$ 84.975
- Highline 1.0 TSI de 128 cv - R$ 97.290
- GTS 1.4 TSI de 150 cv - R$ 114.890
Trata-se de uma ótima e variada oferta de motores e preços para atender a diferentes públicos. Entretanto, este ano, o Polo vendeu apenas 5.015 unidades, sendo superado por quatro outros modelos da Volkswagen: Gol (12.124 vendas), T-Cross (10.764), Nivus (6.947) e Saveiro (5.019).
No ranking dos hatches compactos (incluindo os subcompactos), o Volkswagen Polo é atualmente apenas o 7º colocado, como demonstra a tabela acima. O que, então , está acontecendo com o Polo? Identificamos quatro razões para o mau momento do Polo, a saber:
- As versões mais acessíveis do Polo, com motor 1.0 turbo e 1.6 aspirado, atende justamente à parcela da classe média mais prejudicada pela crise econômica, que se intensificou com a pandemia de coronavírus;
- A versão intermediária Comfortline, a mais acessível com motor 1.0 turbo, concorre diretamente em preço com alguns SUVs compactos de entrada;
- Justamente na faixa de consumidores menos afetada pela crise, a versão topo de linha Highline está com preço elevado perante um carro da casa, o Nivus Comfortline, que é mais atraente do ponto de vista de design e ainda tem um porta-malas com 115 litros a mais (415 contra 300);
- A versão GTS, com design esportivo, embora seja a mais empolgante, é cara e destinada a um público exclusivo, por isso vende pouco mesmo e não ajuda muito no volume.
A questão aqui é saber até que ponto a Volkswagen vai permitir que o Polo afunde no ranking de carros. Quanto mais ele desce, mais ele perde relevância perante alguns hatchbacks que estão fortes na briga, como o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Fiat Argo, seus principais concorrentes. Até porque -- e isso não é culpa do Polo -- os hatches compactos parecem ser a próxima vítima do exército de SUVs. Mas isso já é outra história. Que venha logo, então, a novidade prometida para o Polo.