PUBLICIDADE

Volkswagen ID.Life antecipa sucessor elétrico do Polo

Com linhas inspiradas na 1ª geração do Golf, conceito Volkswagen ID.Life antecipa futuro elétrico de entrada da marca, que estreia em 2025

6 set 2021 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários
Conceito Volkswagen ID.Life.
Conceito Volkswagen ID.Life.
Foto: Volkswagen

Com foco cada vez maior em eletrificação, a Volkswagen tem apostado cada vez mais na família de carros elétricos ID. Nesta segunda-feira (6), a montadora alemã revelou em Munique (Alemanha) o inédito conceito ID.Life. Com carroceria crossover, o Volkswagen ID.Life antecipa o futuro modelo elétrico de entrada da Volkswagen, que pode se chamar ID.1 ou ID.2. 

O design limpo é o grande destaque do modelo. Uma das principais novidades da Volkswagen para o Salão de Munique de 2021, o ID.Life mescla elementos de design de SUVs e hatches. O conceito também traz linhas retas inspiradas na primeira geração do Golf. A divisão horizontal entre a carroceria, superfícies de vidro e o teto também contribui para a aparência purista do carro. O teto de aspecto flutuante é removível, e é feito com um tecido com câmaras de ar incorporadas.

Conceito Volkswagen ID.Life.
Conceito Volkswagen ID.Life.
Foto: Volkswagen

Outra preocupação da Volkswagen com o ID.Life foi o uso de materiais recicláveis e sustentáveis. Na camada transparente da carroceria, fragmentos de madeira são usados como agente colorizador, juntamente com um endurecedor com base biológica. O tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura dianteira são feitos de garrafas PET recicladas. Óleo biológico, borracha natural e casca de arroz são alguns dos materiais que servem de base para os pneus.

Volkswagen ID.Life
Volkswagen ID.Life
Foto: Volkswagen

Por dentro, o modelo utiliza madeira no painel e nas laterais do banco traseiro. No lugar dos retrovisores, há telas e câmeras. Também é possível controlar diversas funções do carro através de um smartphone ou tablet, ou ainda pelo volante de formato hexagonal. Com foco em experiências digitais, o ID.Life vem com um console de videogame e um projetor, assim como uma tela de projeção que se estende a partir do painel quando necessário.

Volkswagen ID.Life.
Volkswagen ID.Life.
Foto: Volkswagen

Diferentes conteúdos de mídia podem ser projetados nesta tela, através do smartphone ou demais dispositivos pessoais. O interior é modular, e todos os bancos podem ser completamente dobrados. Isso permite uma gama de diferentes usos, desde assentos para cinema, uma cama com dois metros de comprimento e até uma versão de carga maximizando o volume para bagagem.

Volkswagen ID.Life
Volkswagen ID.Life
Foto: Volkswagen

Construído sobre uma versão menor da plataforma modular MEB do grupo Volkswagen, o ID.Life é o primeiro veículo baseado na MEB com tração dianteira. O modelo é equipado com um motor de 234 cv, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Em relação ao alcance, a Volkswagen promete uma autonomia de aproximadamente 400 km. O ID. Life traz uma bateria de 57 kWh. A marca alemã pretende vender apenas carros elétricos a partir de 2035 na Europa.

O ID.Life faz parte da estratégia Accelerate, que prevê o aumento da participação dos carros totalmente elétricos da Volkswagen nas vendas totais do grupo na Europa para pelo menos 70% e na América do Norte e China para pelo menos 50%. Prevista para estrear em 2025, a versão de produção do ID.Life já tem preço definido na Europa. De acordo com a Volkswagen, ele custará 20.000 euros (cerca de R$ 122.760), valor próximo ao cobrado pelo Polo atual.

Volkswagen ID.Life
Volkswagen ID.Life
Foto: Volkswagen

As chances do modelo vir ao Brasil, no entanto, são praticamente nulas. No país, o foco da marca alemã será no desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis e modelos híbridos no país, pelo menos até que os modelos elétricos se tornem viáveis para o consumidor brasileiro. Além disso, para chegar de forma competitiva no mercado brasileiro, o ID.Life teria que ser produzido localmente, fato que demandaria um investimento que pode não compensar para a Volkswagen.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade