Volkswagen ID.Life antecipa sucessor elétrico do Polo
Com linhas inspiradas na 1ª geração do Golf, conceito Volkswagen ID.Life antecipa futuro elétrico de entrada da marca, que estreia em 2025
Com foco cada vez maior em eletrificação, a Volkswagen tem apostado cada vez mais na família de carros elétricos ID. Nesta segunda-feira (6), a montadora alemã revelou em Munique (Alemanha) o inédito conceito ID.Life. Com carroceria crossover, o Volkswagen ID.Life antecipa o futuro modelo elétrico de entrada da Volkswagen, que pode se chamar ID.1 ou ID.2.
O design limpo é o grande destaque do modelo. Uma das principais novidades da Volkswagen para o Salão de Munique de 2021, o ID.Life mescla elementos de design de SUVs e hatches. O conceito também traz linhas retas inspiradas na primeira geração do Golf. A divisão horizontal entre a carroceria, superfícies de vidro e o teto também contribui para a aparência purista do carro. O teto de aspecto flutuante é removível, e é feito com um tecido com câmaras de ar incorporadas.
Outra preocupação da Volkswagen com o ID.Life foi o uso de materiais recicláveis e sustentáveis. Na camada transparente da carroceria, fragmentos de madeira são usados como agente colorizador, juntamente com um endurecedor com base biológica. O tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura dianteira são feitos de garrafas PET recicladas. Óleo biológico, borracha natural e casca de arroz são alguns dos materiais que servem de base para os pneus.
Por dentro, o modelo utiliza madeira no painel e nas laterais do banco traseiro. No lugar dos retrovisores, há telas e câmeras. Também é possível controlar diversas funções do carro através de um smartphone ou tablet, ou ainda pelo volante de formato hexagonal. Com foco em experiências digitais, o ID.Life vem com um console de videogame e um projetor, assim como uma tela de projeção que se estende a partir do painel quando necessário.
Diferentes conteúdos de mídia podem ser projetados nesta tela, através do smartphone ou demais dispositivos pessoais. O interior é modular, e todos os bancos podem ser completamente dobrados. Isso permite uma gama de diferentes usos, desde assentos para cinema, uma cama com dois metros de comprimento e até uma versão de carga maximizando o volume para bagagem.
Construído sobre uma versão menor da plataforma modular MEB do grupo Volkswagen, o ID.Life é o primeiro veículo baseado na MEB com tração dianteira. O modelo é equipado com um motor de 234 cv, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Em relação ao alcance, a Volkswagen promete uma autonomia de aproximadamente 400 km. O ID. Life traz uma bateria de 57 kWh. A marca alemã pretende vender apenas carros elétricos a partir de 2035 na Europa.
O ID.Life faz parte da estratégia Accelerate, que prevê o aumento da participação dos carros totalmente elétricos da Volkswagen nas vendas totais do grupo na Europa para pelo menos 70% e na América do Norte e China para pelo menos 50%. Prevista para estrear em 2025, a versão de produção do ID.Life já tem preço definido na Europa. De acordo com a Volkswagen, ele custará 20.000 euros (cerca de R$ 122.760), valor próximo ao cobrado pelo Polo atual.
As chances do modelo vir ao Brasil, no entanto, são praticamente nulas. No país, o foco da marca alemã será no desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis e modelos híbridos no país, pelo menos até que os modelos elétricos se tornem viáveis para o consumidor brasileiro. Além disso, para chegar de forma competitiva no mercado brasileiro, o ID.Life teria que ser produzido localmente, fato que demandaria um investimento que pode não compensar para a Volkswagen.