PUBLICIDADE

Tesla Cybertruck atrasa mais uma vez e será lançada em 2023

Revelada em 2019, ousada picape Tesla Cybertruck tem o início da produção adiado (mais uma vez) por causa da crise global de semicondutores

11 out 2021 16h57
ver comentários
Publicidade
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Foto: Tesla/Divulgação

A ousada picape Tesla Cybertruck já tem data para chegar ao mercado. Em uma reunião com acionistas da empresa, o CEO da Tesla, Elon Musk anunciou que a picape terá volume de produção apenas em 2023, quando as primeiras unidades do modelo devem ser entregues aos clientes. A informação foi publicada pela revista britânica Auto Express.

Revelada em novembro de 2019, a Tesla Cybertruck estava prevista para chegar ao mercado já em 2021. Desde então, o lançamento oficial da picape elétrica já foi adiado três vezes. Dentre os motivos, estão a pandemia e a crise dos semicondutores, problema que tem afetado a indústria automotiva de forma global. Ela será produzida na Gigafactory da Tesla em Austin (Texas), cidade que também abrigará a nova sede da montadora.

“Este ano tem sido uma luta constante com o fornecimento de peças. Fomos limitados pela escassez na cadeia de suprimentos - não apenas de semicondutores. É provável que iniciemos a produção da Cybertruck no final do próximo ano para atingir o volume de produção em 2023”, afirmou Musk. Além da picape, o executivo também confirmou o início da produção do caminhão Tesla Semi e do esportivo Tesla Roadster para 2023.

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Foto: Tesla/Divulgação

Com design polêmico, a Tesla Cybertruck conta com carroceria feita de aço inoxidável e vidros blindados de fábrica. O modelo terá versões com um, dois ou até três motores elétricos. Para a mais potente, a Tesla promete uma aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima limitada a 210 km/h. O alcance deve superar os 800 km e a potência total pode superar os 1.000 cv.

Projetada para os padrões das picapes americanas, a Tesla Cybertruck terá uma caçamba de impressionantes 2.832 litros. A capacidade de carga útil será de até 1.587 kg e de reboques até 6.350 kg. Medindo cerca de 6 metros de comprimento, a picape seria grande demais para os mercados europeus e até mesmo para o Brasil.

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Foto: Tesla/Divulgação

Outra preocupação seriam as diferentes legislações de segurança para pedestres, que podem inviabilizar a oferta da Cybertruck fora dos EUA. No entanto, Elon Musk mencionou que a picape pode ganhar ainda uma versão com dimensões mais compactas e adequadas para países com estradas menores.

A Tesla Cybertruck já acumula mais de 1 milhão de pedidos apenas na pré-venda. Nos EUA, a picape será vendida com preços a partir de 39 mil dólares (cerca de R$ 215.755) no lançamento em 2022. Assim como os demais carros da Tesla, ela não tem previsão de chegada ao Brasil. Pelo menos, não oficialmente. Quem quiser uma unidade, terá que recorrer à empresas que fazem importações de forma independente.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade