Tamanho do motor pode influenciar na depreciação do carro?
Um estudo de depreciação do KBB Brasil mostra qual tamanho de motor é mais favorável à depreciação após um certo tempo de uso do veículo
A fim de analisar a taxa de desvalorização de um veículo pelo tamanho do motor, o KBB Brasil, site de precificação de automóveis novos e usados, desenvolveu uma pesquisa envolvendo a depreciação de automóveis ano/modelo 2019.
Após a análise de 300 veículos de diversos segmentos, constatou-se que os modelos com cilindradas maiores, geralmente do segmento de luxo, são os que possuem menor depreciação. Para não relacionar veículos de categorias muito distantes, a pesquisa foi segmentada em duas partes de depreciação por motor: carros de luxo e carros de maior volume de mercado.
Entre os veículos de maior volume no mercado, os carros equipados com motor 1.2 são os que menos perdem valor, com taxa de 6,45%, enquanto que os modelos com propulsor 1.4 são os que mais depreciam, com índice de 11,55%.
Já no segmento de luxo, os automóveis com motor 3.8 estão no topo da lista de menor depreciação, com taxa de 3,43 %, em oposto aos veículos com propulsor 4.0, no final do catálogo com índice de 8,06%.
Tipo de motor (Carros de volume) |
Depreciação média |
Tipo de motor (Carros de luxo) |
Depreciação média |
1.2 | 6,45% | 3.8 | 3,43% |
1.3 | 8,26% | 4.4 | 4,41% |
1.5 | 8,65% | 2.0 | 5,02% |
1.0 | 10,20% | 2.5 | 6,63% |
1.7 | 10,26% | 3.0 | 6,99% |
2.0 | 10,48% | 4.0 | 8,06% |
1.6 | 10,93% | ||
1.8 | 10,99% | ||
1.4 | 11,55% |