Site australiano prevê nova Toyota Hilux diesel de 310 cv
Nova geração da picape Toyota Hilux deve contar com novo motor V6 turbo diesel de 310 cavalos e versão Gazoo Racing
Um dos segmentos mais em alta atualmente, a categoria de picapes médias promete novidades para os próximos anos. Além das novas gerações da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok -- esta última mais distante do Brasil -- a Toyota Hilux também deve ganhar uma nova geração até 2024. Enquanto a nova geração não chega oficialmente, surgem rumores que indicam que a picape da Toyota pode ganhar uma versão esportiva GR (Gazoo Racing), equipada com um novo motor V6 turbodiesel.
As informações foram publicadas pelo site australiano Motoring e pelo Motor1, que adiantam os planos da Toyota para a nona geração da picape. Segundo os boatos, a montadora japonesa planeja equipar a futura Hilux com um novo motor 3.3 V6 turbodiesel, que deve estrear na nova geração do SUV Land Cruiser Prado, que deve ser lançado até 2022 na Austrália. De acordo com o Motoring, o novo motor deverá contar com cerca de 310 cv de potência e 690 Nm de torque.
Caso sejam confirmados, os números do motor tornarão a Hilux a picape mais potente da categoria, superando a Volkswagen Amarok, que já oferece uma opção de motor V6 de 258 cv e 580 Nm. Além disso, a nova Hilux também ficaria próxima da futura Ranger Raptor, que deverá contar com um motor 3.0 V6 diesel de 250 cv e 660 Nm de torque.
Os boatos também indicam que o novo V6 poderá ser oferecido em versões com um ou dois turbos, o que abre a possibilidade para a possível versão esportiva utilizar a versão mais potente. O Motoring também adianta que a Hilux terá uma opção de motor quatro cilindros turbodiesel para as versões de entrada da picape, além de uma versão híbrida.
Por fim, os australianos também indicam que a Hilux deve ganhar uma versão esportiva “de verdade”, assinada pela divisão de competições Gazoo Racing. Ao contrário da versão GR Sport, que traz apenas visual esportivado, a nova versão teria modificações mecânicas para melhorar o desempenho da picape, que venceu o Rally Dakar em 2019.
Vale lembrar que recentemente a Toyota vem dando mais destaque para a sua divisão esportiva, que atua em diversas categorias do automobilismo. Assim como o recém-lançado GR 86, a nova versão GR da Hilux seria uma oportunidade de colocar em prática o que a marca aprendeu nas competições para oferecer um produto mais voltado para a esportividade.
Com lançamento global previsto para 2024, a nova Hilux deve demorar um pouco mais para chegar ao Brasil. Lançada no fim de 2015 e reestilizada no fim do ano passado, a oitava geração é a atual líder do segmento de picapes médias-grandes. Em março, a Toyota Hilux registrou 3.233 unidades, e já acumula 9.197 emplacamentos neste ano.