0

Segredo: veja como será o novíssimo SUV do Toyota Corolla

Antecipamos as linhas do inédito SUV do carro mais vendido do mundo: o Corolla Cross. Ele será menor do que o RAV4 e maior do que o C-HR

7 jul 2020
11h39
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Dianteira do Corolla Cross terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR.
Dianteira do Corolla Cross terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

Faz sentido um SUV do Toyota Corolla? Sim, faz muito sentido. Embora o utilitário esportivo mais vendido do mundo seja exatamente da Toyota, o RAV4, a marca japonesa acredita que existe espaço para um modelo posicionado entre ele e o Toyota C-HR, que é menor. Por isso, ainda esta semana (dia 9), a Toyota apresenta na Ásia seu novo SUV, baseado exatamente na nova geração do carro mais vendido do mundo.

É possível que este seja o SUV secretíssimo que a Toyota prepara para lançar no mercado brasileiro. Afinal, enquanto o segmento de SUVs compactos está cada vez mais congestionado, na categoria de SUVs médios o Jeep Compass reina praticamente sozinho. Para se ter uma ideia, os rivais mais próximos do Compass são o Volkswagen Tiguan e o clássico Toyota SW4, ambos muito caros para competir em volume.

Por enquanto, o SUV médio japonês está sendo chamado de Corolla Cross. Mas é um nome não foi confirmado pela Toyota. Segundo relatos da imprensa japonesa, o Corolla Cross chega ao mercado porque o RAV4 cresceu e passa a ser produzido na plataforma GA-K, do Camry, que é maior do que o Corolla. O designer brasileiro Renato Aspromonte, que mantém o perfil Overboost BR no Instagram, fez uma projeção do Corolla Cross.

Traseira do Corolla Cross não tem os frisos que unem as lanternas do Corolla sedã.
Traseira do Corolla Cross não tem os frisos que unem as lanternas do Corolla sedã.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

O novo SUV -- que pode ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de 2021 -- deve ter 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,64 m de entre-eixos (que seria menor do que os 2,70 m do Corolla). Se for confirmada a vinda do Corolla Cross, ele deve usar a mesma motorização do Corolla sedã, ou seja, 2.0 flex aspirado de 177 cv e 1.8 híbrido flex com potência combinada de 122 cv. Veja a seguir os comentários do designer Renato Aspromonte sobre o visual do Toyota Corolla Cross:

  • A dianteira terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR (vendido no exterior), bem como a grade que lembra bastante a da nova Toyota Hilux. 
  • Curiosos serão os faróis auxiliares, mantidos na grade central inferior. 
  • Já na traseira, o destaque fica por conta de novos parachoques e sem os frisos que unem as lanternas, como acontece no Corolla e no RAV4.
  • Nas laterais, conta com vincos em formato de arcos nos paralamas dianteiros e traseiros, novo vinco na linha de cintura que liga a coluna A à coluna C. 
  • Embora tenha vincos diferenciados, essas novas linhas darão ar de simplicidade, já que o modelo será posicionado abaixo do RAV4.
Site japonês fez o flagra do Corolla Cross e serviu de base para a projeção.
Site japonês fez o flagra do Corolla Cross e serviu de base para a projeção.
Foto: Car Sensor / Reprodução

 

Veja também:

Honda Civic 1.5 turbo é um devorador de estrada
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade