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Renegade dá adeus ao diesel e terá só motor 1.3 turbo flex

Novo Jeep Renegade já foi mostrado com disfarces numa pista de testes da Stellantis e está pronto para abandonar o motor a diesel

17 dez 2021 - 13h45
(atualizado às 14h59)
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Novo Jeep Renegade 1.3 turbo flex
Novo Jeep Renegade 1.3 turbo flex
Foto: Stellantis / Divulgação

O motor 2.0 diesel, que fez a fama do Jeep Renegade nos últimos seis anos, será abandonado em 2022. A Stellantis confirmou que o SUV compacto passará a adotar apenas o novo motor 1.3 turbo flex do Jeep Compass. Mas os fãs das versões a diesel não sairão perdendo, pois o sistema de tração 4x4 permanece.

O novo motor T270, 1.3 turbo flex de 4 cilindros, estará disponível nas versões 4x2 e 4x4. Deve haver uma mudança no nome das versões e apenas uma foi confirmada: a Trailhawk 4x4. O novo motor tem 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. O torque - como o nome já diz - é de 270 Nm.

Novo Jeep Renegade 1.3 turbo flex
Novo Jeep Renegade 1.3 turbo flex
Foto: Stellantis / Divulgação

Com a permanência da tração 4x4, o Jeep Renegade continuará sendo o SUV do segmento B (compacto) mais capaz de enfrentar situações off-road. Um teaser divulgado pela Stellantis mostra o carro descendo uma rampa de 45 graus em terra molhada com total controle da tração. O Renegade 4x4 manterá os modos de tração Auto, Snow, Sand/Mud e Rock.

Nas versões 4x2 flex, o Renegade mantém o câmbio automático de 6 marchas, mas resolve definitivamente o problema de desempenho que acompanha o carro desde seu lançamento. Sai o motor 1.8 aspirado flex de 139 cv e 188 Nm para a entrada do potente 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm. A relação peso/potência vai passar de 10,6 kg/cv para cerca de 8 kg/cv. A relação peso/torque cai de 7,9 kg/Nm para cerca de 5,5 kg/Nm.

Jeep Renegade desce ladeira de 45 graus em terra molhada:

Nas versões 4x4 flex (se houve alguma outra além da Trailhawk), sai o motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e 350 Nm. Com o novo 1.3 turbo flex, a relação peso/potência cairá de 9,8 para cerca de 9 kg/cv. Entretanto, haverá uma perda na relação peso/torque, que passará de 4,7 para cerca de 6 kg/Nm. A Jeep não divulgou os números de consumo do novo Renegade 1.3 4x4; o câmbio será o automático de 9 marchas, já utilizado na linha 2021. 

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