PUBLICIDADE

Renault prepara dois SUVs inéditos para o Brasil

Rumores indicam que Renault teria cancelado a vinda dos novos Sandero, Stepway e Logan ao Brasil, e que terá dois novos SUVs no país

20 set 2021 18h19
| atualizado às 19h17
ver comentários
Publicidade
Dacia Bigster virá ao Brasil.
Dacia Bigster virá ao Brasil.
Foto: Dacia/Divulgação

Apesar de já terem aparecido em registros de patentes em órgãos locais, as novas gerações de Sandero, Logan e Stepway podem não chegar ao Brasil. Rumores indicam que a montadora francesa desistiu de trazer os novos modelos compactos ao país, e que apostará em novos SUVs. A informação foi publicada pelos sites Autos Segredos e Quatro Rodas. 

De acordo com a apuração dos sites brasileiros, os modelos faziam parte dos projetos XJI e XJF, que incluíam o desenvolvimento de quatro novos modelos para o Brasil. Dentre eles, também estaria um inédito SUV compacto, que foi o único a ser mantido. Ainda sem muitos detalhes, já se sabe que o novo modelo teria medidas entre o futuro Stepway e o Duster. 

Renault Logan.
Renault Logan.
Foto: Divulgação

Conhecido internamente como HJF, o novo SUV compacto seria concorrente do futuro Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus. Além de utilizar a plataforma CMF-B da nova geração do Renault Clio europeu, o modelo também deve estrear o motor 1.0 turbo flex, que seria basicamente uma versão modificada do atual 1.0 SCe que equipa o Sandero e Logan. 

Quanto aos atuais Sandero e Logan, a produção deve ser mantida até pelo menos o início de 2024, quando entram em vigor as novas regras de segurança, que exigem equipamentos como controles de tração e estabilidade como itens de série. A decisão também deve afetar a produção das novas gerações dos modelos na Colômbia, que também pode ter sido cancelada. 

Novos Sandero, Logan e Stepway.
Novos Sandero, Logan e Stepway.
Foto: Dacia / Divulgação

Com isso, o foco da Renault será cada vez mais em SUVs e modelos mais refinados, como o Guia do Carro havia adiantado em fevereiro. Além do compacto inédito, a montadora francesa também apostará as fichas no modelo Bigster. Com grandes dimensões e visual rebuscado, o modelo foi apresentado ainda em versão conceitual no início do ano passado, com a marca Dacia. A plataforma também será a modular CMF-B.

O Renault Bisgter atuará no disputado segmento C (médio), concorrendo com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos. Com capacidade para 7 ocupantes, o futuro Bigster terá 4,60 m de comprimento. Dentre as opções de motores, o mais provável é que a versão nacional traga o 1.3 turbo de 170 cv que estreou na reestilização do Renault Captur. Outra possibilidade, assim como na Europa, é que o modelo também conte com uma versão híbrida.

Renault Sandero.
Renault Sandero.
Foto: Renault / Divulgação

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade