0

Primeiro SUV elétrico da Volks, ID.4 tem alcance de 520 km

Novíssimo Volkswagen ID.4 finalmente é revelado e arrasa com grande autonomia da bateria de 77 kWh. Motor elétrico tem 204 cv (150 kW)

24 set 2020
15h41
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Novíssimo Volkswagen ID.4 SUV: segundo carro elétrico da marca e primeiro utilitário esportivo.
Novíssimo Volkswagen ID.4 SUV: segundo carro elétrico da marca e primeiro utilitário esportivo.
Foto: VW / Divulgação

Demorou, mas finalmente o novíssimo Volkswagen ID.4 SUV foi revelado! O primeiro SUV totalmente elétrico da marca chega na esteira do hatch ID.3 e estará á venda no primeiro semestre de 2021. A Volks não revelou se ele será comercializado no Brasil, mas existe a chance, pois o projeto prevê cinco carros e, por enquanto, só veio um (Golf GTE híbrido plug-in). Com 21 cm de distância do solo, o E-SUV da Volks promete um bom desempenho não apenas nas ruas e estradas, mas também em terrenos off-road suaves.

O novíssimo Volkswagen ID.4 SUV tem rodas de liga leve de 20”, multimídia 10” com GPS e câmera de ré, além de controle de temperatura multi-zona, assentos aquecidos e piloto automático adaptativo. A versão topo de linha não deixa nada a desejar, com faróis de LED de matriz, teto solar panorâmico, head-up display de realidade aumentada e porta traseira elétrica, entre outros equipamentos de ponta.

Volkswagen ID.4 terá tração tração, mas em breve haverá também uma versão com tração integral.
Volkswagen ID.4 terá tração tração, mas em breve haverá também uma versão com tração integral.
Foto: VW / Divulgação

O ID.4 tem um pequeno quadro de instrumentos digital e um display multimídia montado no painel, como o ID.3. Existem controles do ar-condicionado e iluminação ambiente de 30 cores para o painel e os frisos das portas. Uma faixa de LED que atravessa a parte inferior do painel pode mudar de cor e piscar para alertar o motorista sobre notificações e trabalhar com o navegador por GPS por satélite para sugerir mudanças de direção.

O carro é todo ecológico e é bom já ir se acostumando com o nome exótico. Os acabamentos em preto piano e prata piano compõe o design extremamente limpo. Os assentos utilizam uma mistura ecológica de couro artificial e arte feita de garrafas de plástico 20% recicladas. Ah, e os bancos dianteiros vão oferecer massagem, como um bom SUV de luxo. 

Interior do ID.4 tem um pequeno quadro de instrumentos digital e um grande display multimídia.
Interior do ID.4 tem um pequeno quadro de instrumentos digital e um grande display multimídia.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen ID.4 é um pouco mais longo do que o Tiguan, mas terá espaço de um SUV de categoria maior porque não tem motor a combustão. O carro seguiu a mesma lógica do ID.3, que tem porte do Golf e espaço interno do Passat. Segundo a VW, o ID.4 tem 543 litros de porta-malas (contra 615 do Tiguan), mas pode ir a 1.575 litros com o banco traseiro rebatido. O ID.4 pode rebocar até 1.000 kg.

Segundo a Volkswagen, o primeiro ID.4 a ser produzido terá tração traseira. Um modelo com tração nas quatro rodas, provavelmente com dois motores elétricos (como o Audi E-Tron), será lançado posteriormente. O mais interessante é que o carro com tração traseira terá um alcance de 520 km, por meio de uma bateria de 77 kWh. Equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW), o ID.4 é capaz de acelerar de 0-100 km/h em bons 8,5 segundos. Sua velocidade máxima é limitada em 159 km/h. Com o carregamento rápido, é possível obter 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Com 210 mm de altura mínima do solo, o ID.4 será um SUV para encarar off-road leve.
Com 210 mm de altura mínima do solo, o ID.4 será um SUV para encarar off-road leve.
Foto: VW / Divulgação

Na Europa, o Volkswagen ID.4 deve custar cerca de 55 mil euros (mais de R$ 350 mil no Brasil). No futuro, a Volkswagen pretende estar competindo globalmente no crescente segmento dos SUVs com o novo modelo. O ID.4 será gradualmente transformado em um carro elétrico global, pois a Volks tem planos de produzir e vender o E-SUV não apenas na Europa, mas também na China e posteriormente nos EUA. No total, a marca Volkswagen vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024 como parte da estratégia Transform 2025+.

 

Veja também:

Já testamos a segunda geração do Nissan Versa 1.6 CVT
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade