PUBLICIDADE

Por que o design do novo Hyundai Creta causa polêmica

Somos seres simétricos. Nosso lado esquerdo é igual ao direito. A gente se acostuma com isso e qualquer desequilíbrio nos incomoda

4 set 2021 - 15h05
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Foto: Hyundai / Divulgação

Design vende? Recebi essa mesma pergunta mais de uma vez. Todas elas, referentes ao novo Hyundai Creta. Resposta na lata: design vende sim. Mas tem outros fatores que contam: marca, tecnologia e, principalmente, preço. 

A questão é que o design salta aos olhos. E mexe com nosso senso de estética. Somos seres simétricos. Nosso lado esquerdo é igual ao direito. A gente se acostuma com isso e qualquer desequilíbrio nos incomoda. Eu olho o Land Rover Velar, carro de 600 mil reais, e fico incomodado com aquela placa deslocada pra esquerda. Parece um olho maior do que o outro, ou um nariz deslocado.

Além disso, humanizamos tudo que vemos. Bichos, objetos, tudo. Só ver os desenhos animados. Sabe o filme da Disney? O Cars? Os faróis ou parabrisas viram olhos, a grade vira boca, as rodas, braços e pernas. A gente aprende a ver rostos em todos os objetos. Daí, se o carro tem quatro faróis, nosso senso de estética começa a achar estranho...

Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Foto: Hyundai / Divulgação

Automóveis variam de designs pouco atraentes, mas simétricos, a outros ousados e assimétricos. Tem pra todos os gostos. Tem aquele carro que é todo certinho, mas não empolga, até aqueles que quebram as convenções, para se destacar no meio de tantos modelos, e com isso viram polêmicas. Eu prefiro os polêmicos. Mas é gosto.

O Creta tem tudo pra dar certo. Marca forte, muita tecnologia e um preço alinhado com a concorrência (se pensou que ele é caro, repense: todos os carros estão caros!). Passado o choque inicial com o design, aí sim saberemos se o mix entre todos esses itens está correto. Já tive 4 Cretas. Acho que vou ter mais um...

---

*Murilo Moreno foi diretor de marketing da Fiat e da Nissan e atualmente é professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Texto publicado originalmente em seu perfil no Linkedin.

Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Hyundai Creta Ultimate 2.0.
Foto: Hyundai / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade