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Novos Corolla e Cruze da Stock Car ganham vida na pista

Ingo Hoffmann participou da apresentação dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze que serão usados com motor V8

28 fev 2020 - 19h37
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Novo Toyota Corolla Stock Car da Gazoo Racing: novidade nas pistas.
Novo Toyota Corolla Stock Car da Gazoo Racing: novidade nas pistas.
Foto: Instagram / Reprodução

Os novos carros da Stock Car ganharam vida na pista. Já prontos e com pinturas brancas, os carros foram apresentados no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), com o piloto Ingo Hoffmann, que foi doze vezes campeão brasileiro da categoria. Um dos carros já vistos é da Full Time Sports. Outro é da Toyota Gazoo Racing. O Chevrolet Cruze também está pronto. Os carros terão os nomes escritos na parte frontal do capô, bem acima do logotipo da marca.

A potência será de 460 cv a 6.150 rpm com torque máximo de 600 Nm a 5.000 rpm em situação standard de corrida. No modo “push to pass”, a potência sobe a 550 cv e o torque vai a 700 Nm (ambos sem mudar o regime máximo de rotações). A manutenção dos motores será feita pela Giaffone Racing. Significa que um motor utilizado num carro da Toyota não poderá ser usado num carro da Chevrolet.

Ao contrário dos Stock Car dos últimos anos, os novos carros utilizarão o máximo possível a carroceria dos modelos de rua. Percebe-se um enorme aerofólio traseiro para que os carros tenham downforce suficiente para fazer curvas em alta velocidade. A Chevrolet e a Toyota enviaram para a Vicar as carrocerias originais. A partir disso, os carros foram montados na empresa JL. Devido ao peso do carro de rua do carro de corridas, algumas partes da carroceria são de fibra, como as portas, os para-choques, o capô dianteiro e o porta-malas. A capota e as laterais serão de aço.

O Chevrolet Cruze também está pronto: agora a carroceria tem partes do monobloco.
O Chevrolet Cruze também está pronto: agora a carroceria tem partes do monobloco.
Foto: Instagram / Reprodução

O chassi será tubular, como da antiga Stock Car, porém com entre-eixos menor, para se adequar ao formato dos carros originais. As carrocerias do Corolla e do Cruze terão fixações aparafusadas, e não soldadas, porque os carros de corrida batem muito. Portanto, é preciso consertar ou trocar as peças com rapidez. 

Com a chegada das carrocerias monobloco (presente na categoria pela última vez em 1999, com o Chevrolet Omega), a Stock terá algumas modificações técnicas. A suspensão vai ser a mesma usada até o ano passado. A distância entre-eixos foi reduzida, passando de 2,800 m para 2,741 m (um número maior do que os 2,700 m usados pelos dois sedãs de série). Segundo os organizadores, essa mudança deixará o carro mais ágil nas curvas, porém ligeiramente menos estável em situação de alta velocidade. Nos dois eixos, a suspensão tem triângulos duplos sobrepostos fabricados pela empresa brasileira JL e é independente nas quatro rodas. O braço axial é da Viemar.

Os novos Chevrolet Cruze (com o capacete de Ingo Hoffmann) e Toyota Corolla da Stock Car lado a lado.
Os novos Chevrolet Cruze (com o capacete de Ingo Hoffmann) e Toyota Corolla da Stock Car lado a lado.
Foto: Stock Car / Reprodução

Quanto aos demais itens técnicos dos carros, a transmissão será de seis marchas da marca inglesa xTrac (referência mundial neste equipamento). O câmbio será sequencial e semi-automático (o piloto seleciona a marcha e um mecanismo Magneti-Marelli gerencia o engate com precisão). As trocas serão feitas pela borboleta no volante. A direção usa sistema pinhão/cremalheira e é da marca JTEKT. Os freios serão a disco, ventilados e perfurados, com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, e usam pinças AP Racing, uma fornecedora inglesa específica para competição.

Guia do Carro
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