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Novo Nissan Versa 1.6 eleva padrão dos sedãs. Veja o vídeo

Segunda geração do Versa estreia no Brasil com três opções automáticas e uma manual. Conheça versões e preços e veja galeria com 43 fotos

28 out 2020 - 11h15
(atualizado às 19h07)
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Novo Nissan Versa: vem importado do México para elevar o padrão dos sedãs compactos
Novo Nissan Versa: vem importado do México para elevar o padrão dos sedãs compactos
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

O novo Nissan Versa já está à venda no Brasil. A segunda geração do sedã compacto vem importada do México e estabelece um novo padrão para a categoria, mais elevado. O carro foi totalmente modificado em design, tecnologia e conforto. O carro é oferecido em três níveis de equipamento pela Nissan: Sense, Advance e Exclusive. Todos eles têm câmbio automático do tipo CVT e motor 1.6. Somente a configuração Sense está disponível com câmbio manual de cinco marchas. O carro foi apresentado nesta quarta-feira (29) pela Nissan.

Os preços são os seguintes:

  • Versa Sense manual: R$ 72.990
  • Versa Sense CVT: R$ 77.990
  • Versa Advance CVT: R$ 83.490
  • Versa Exclusive CVT: R$ 92.990
Já testamos a segunda geração do Nissan Versa 1.6 CVT:

Já testamos a segunda geração do Versa no circuito do Haras Tuiuti (SP), a 108 km da capital paulista. O Versa avaliado foi o topo de linha, com todos os equipamentos. O motor 1.6 aspirado flex é o mesmo utilizado pelo Nissan Kicks, mas, embora seja fabricado no Brasil, também vem importado do México. A Nissan do Brasil envia somente o sistema flex para ser adaptado ao motor. O novo Versa 1.6 tem 114 cv de potência (com gasolina ou etanol) e 152 Nm de torque. O câmbio é continuamente variável, com foco na economia de combustível.

O câmbio CVT Xtronic não oferece trocas de marcha manuais -- nem no volante nem na alavanca. Segundo a Nissan, a proposta desse tipo de transmissão é o baixo consumo e não o alto desempenho. O fabricante japonês tem razão. Porém, apesar das razoáveis acelerações e retomadas de velocidade, não há como negar que o ruído do motor sempre na mesma marcha torna a condução um tanto monótona. 

Versa de segunda geração ficou mais largo e mais baixo; distância entre-eixos aumentou.
Versa de segunda geração ficou mais largo e mais baixo; distância entre-eixos aumentou.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

O novo Versa não tem nada do modelo da primeira geração, que continua sendo vendido no Brasil. O carro manteve a proposta de oferecer um enorme porta-malas, mas agora é bonito -- muito bonito. A carroceria é mais assentada, o que melhorou não apenas o visual, mas também o comportamento dinâmico do Versa. Na frente, mais do que a famosa grade em V da Nissan, o que chama a atenção são os pequenos spoilers na parte inferior do para-choque, demonstrando o capricho na aerodinâmica.

O conjunto dos faróis é Full LED e mais horizontal. Na traseira, as lanternas nem de longe lembram as feiosas luminárias da primeira geração. Pelo contrário, são bem vistosas, horizontais e duplas. A parte inferior traz uma interessante barra preta que atravessa o carro na traseira. Visto de lado, o novo Nissan Versa ficou muito mais aerodinâmico. A coluna A (do parabrisa) ficou mais inclinada, aumentando o espaço interno. A suavidade da linha do teto impressiona e também reduz o terceiro volume -- mas só na aparência!

Interior do Versa de segunda geração tem um painel minimalista, como do SUV Kicks.
Interior do Versa de segunda geração tem um painel minimalista, como do SUV Kicks.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

O porta-malas do novo Versa tem 482 litros (+22 litros em relação à primeira geração). O carro agora tem 4,495 m de comprimento (+0,3 cm), 1,740 m de largura (+4,5 cm) e 1,475 m de altura (-3,1 cm). O Versa Exclusive é 1 cm mais alto do que os demais (-4,1 cm) por causa da antena tipo barbatana de tubarão. A distância entre-eixos tem 2,620 m (+2 cm). Mais largo, mais baixo e com maior distância entre os eixos dianteiro e traseiro, o Nissan Versa de segunda geração ficou mais confortável e também mais estável nas curvas. As rodas de liga leve da versão topo de linha são de 17” ( na intermediária são de 16”). Somente nas duas versões Sense (manual e automática), as rodas são de aço, com calotas.

Já testamos o novo Versa Exclusive 1.6 na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.
Já testamos o novo Versa Exclusive 1.6 na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

A Nissan manteve a suspensão traseira por eixo de torção e os freios a tambor nas rodas de trás. Nos testes de frenagem de emergência que realizamos, o carro manteve-se em linha reta. Nas curvas, a rolagem da carroceria é discretíssima; o Versa tornou-se um sedã compacto realmente prazeroso de dirigir. Colabora para isso a ótima posição de dirigir, devido aos bancos de couro desenvolvidos em conjunto com a Nasa e ao volante de direção com empunhadura grossa. Ele tem ajustes de altura e de profundidade. Tanto os bancos tipo Gravidade Zero quanto os ajustes do volante estão disponíveis em todas as versões. Além disso, o Versa vem equipado com seis airbags de série nas quatro configurações.

O sedã 1.6 tem um verdadeiro “escudo de segurança”, segundo a Nissan, formado pelos seguintes sistemas: Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem; Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro; Visão 360° com Detector de Movimento; Monitoramento de Ponto Cego e Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Veja no final desta reportagem todos os equipamentos disponíveis no Nissan Versa. 

Versão topo de linha tem bancos bege, que a Nissan chama de cinza, e tecnologia Gravidade Zero.
Versão topo de linha tem bancos bege, que a Nissan chama de cinza, e tecnologia Gravidade Zero.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Esta segunda geração do Versa tem o interior minimalista, como o SUV Kicks. Não há um excesso de botões na cabine, mas sim muita conectividade. A nova multimídia Nissan Connect 7” inclui Android Auto e Apple CarPlay, assistente de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do navegador por GPS via Wi-Fi. É possível conectar simultaneamente dois smartphones via Bluetooth. A nova central multimídia permite a navegação de porta a porta, ou seja, basta colocar o destino no app “Door-To-Door Navigation”, sem custo no Play Store ou no iTunes.

O quadro de instrumentos TFT está disponível nas versões Advance e Exclusive. A leitura é excelente, com 12 funcionalidades (o sistema é o mesmo do Kicks). Ele traz informações dos Alertas de Colisão Frontal, do Detector de Objetos em Movimento, do Monitoramento de Ponto Cego, do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e das configurações gerais do veículo, entre outras. A Nissan também está oferecendo o sistema Sem Parar; basta ao comprador do carro decidir se quer ativá-lo ou não. 

Motor 1.6 aspirado tem 114 cv de potência, portanto o desempenho é apenas moderado.
Motor 1.6 aspirado tem 114 cv de potência, portanto o desempenho é apenas moderado.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Durante nosso teste na pista do Haras Tuiuti pudemos experimentar o novo Versa 1.6 em retas, subidas, descidas e vários tipos de curva. O carro agradou bastante no comportamento dinâmico, sempre estável. O conjunto motor-câmbio nos pareceu mais eficiente no Versa do que no Kicks, embora a relação peso/potência dos carros seja idêntica (o Kicks SL é apenas 5 kg mais pesado do que o Versa Exclusive, que tem 1.137 kg). O desempenho seria muito mais empolgante com um motor mais potente, o que só mostra que o Versa teria ficado ainda melhor com uma nova geração de motor, turbinada.

Apesar de a Nissan ter colocado um pequeno “quebra-molas” na área dos boxes para que pudéssemos avaliar a suspensão, isso só será possível quando rodarmos com o carro nas ruas e estradas. Com o asfalto liso ele foi muito bem, inclusive com a direção leve em manobras e firme em velocidade. Os engenheiros da Nissan fizeram ajustes específicos de suspensão para o carro que começa a ser vendido no mercado brasileiro. O ângulo do cáster, por exemplo, foi ampliado em 30%. Ajuda também na boa estabilidade do Versa o fato de que a carroceria ficou mais rígida e reforçada. 

Lanternas traseiras do novo Nissan Versa ficaram bonitas, ao contrário das que equipam a primeira geração.
Lanternas traseiras do novo Nissan Versa ficaram bonitas, ao contrário das que equipam a primeira geração.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Para obter baixo nível de ruído interno, a Nissan utilizou mantas isolantes espessas no capô, nas duas colunas A e no painel. Os vidros das portas dianteiras também ficaram mais grossos. Finalmente, os retrovisores ficaram 2 cm mais afastados da carroceria para reduzir o barulho do vento. A garantia do carro é de três anos, sem limite de quilometragem. Não há dúvida de que o Nissan Versa chegou para ser uma referência entre os sedãs compactos. Ele eleva o patamar da categoria e se torna uma opção moderna para quem não precisa de um veículo três-volumes ainda maior, de porte médio. A Nissan pretende disputar a liderança do segmento, mas não vai produzir o carro no Brasil -- mesmo se for um sucesso de vendas, ele continuará sendo produzido em Aguascalientes, no México.

Os números

  • Preço: n/d
  • Motor: 1.6 aspirado flex
  • Potência: 114 cv a 5.600  rpm (g/e)
  • Torque: 152 Nm a 4.000 rpm (g/e)
  • Câmbio: 6 marchas CVT
  • Comprimento: 4,495 m
  • Largura: 1,740 m
  • Altura: 1,475 m
  • Entre-eixos: 2,620 m
  • Vão livre: 143 mm
  • Pneus: 205/50 R17
  • Peso: 1.137 kg
  • Porta-malas: 482 litros
  • Tanque: 41 litros
  • 0-100 km/h: 10s7
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 11,7 km/l
  • Consumo estrada: 13,9 km/l
  • Emissão de CO2: n/d
Motor 1.6 vem importado do México, mas o sistema flex é enviado do Brasil, que também o fabricado.
Motor 1.6 vem importado do México, mas o sistema flex é enviado do Brasil, que também o fabricado.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Versões e equipamentos

Sense 1.6 16V Manual (R$ 72.990)

  •     Acabamento de tecido nos bancos 
  •     Ar-condicionado
  •     Comandos de áudio e telefone no volante
  •     Chave inteligente presencial (I-Key)
  •     Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  •     Painel central com tela de 3,5 polegadas
  •     Retrovisores externos com regulagem elétrica
  •     Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
  •     Airbags duplos frontais
  •     Airbags laterais e de cortina
  •     Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
  •     Controle de Tração e Estabilidade 
  •     Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
  •     Freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem 
  •     Sensor de estacionamento traseiro
  •     Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  •     Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, três entradas USB (uma no painel e duas no console para passageiros do banco traseiro)
Porta-malas do novo Versa ganhou 22 litros de capacidade em relação ao modelo anterior.
Porta-malas do novo Versa ganhou 22 litros de capacidade em relação ao modelo anterior.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Sense 1.6 16V CVT (R$ 77.990)

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais:

  •     Câmbio Xtronic CVT com função Overdrive
  •     Apoio de braço frontal
  •     Controle automático de velocidade com comando no volante
Nova central multimídia Nissan Connect 7" entrega conectividade atual com tela tátil e vários botões físicos.
Nova central multimídia Nissan Connect 7" entrega conectividade atual com tela tátil e vários botões físicos.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Advance 1.6 16V CVT (R$ 83.490)

Todos os itens da versão Sense CVT mais:

  •     Acendimento inteligente dos faróis
  •     Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
  •     Faróis com função Follow Me Home
  •     Indicador de temperatura externa
  •     Painel central multifuncional em TFT de 7” com 12 funções
  •     Retrovisores externos com indicadores de direção
  •     Rodas de liga leve aro 16”
  •     Câmera traseira de estacionamento 
  •     Faróis de neblina
  •     Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)
  •     Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7”, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone
Nissan caprichou no design da nova geração do Versa, que tem a grade em V e spoilers no para-choque.
Nissan caprichou no design da nova geração do Versa, que tem a grade em V e spoilers no para-choque.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Exclusive 1.6 16V CVT (R$ 92.990)

Todos os itens da versão Advance CVT mais:

  •     Acabamento premium soft touch nos bancos 
  •     Ar-condicionado automático digital
  •     Apoio de braço central traseiro
  •     Welcome Function
  •     Volantes com acabamento premium soft touch
  •     Antena estilo barbatana de tubarão
  •     Faróis dianteiros em LED
  •     Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  •     Rodas de liga leve aro 17
  •     Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem
  •     Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio 
  •     Detector de Objetos em Movimento
  •     Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
  •     Monitoramento de Ponto Cego
  •     Espelho retrovisor com aquecimento 
  •     Dois tweeters
  •     GPS integrado
Monitoramento de ponto cego é uma das novas tecnologias embarcadas na segunda geração do Versa.
Monitoramento de ponto cego é uma das novas tecnologias embarcadas na segunda geração do Versa.
Foto: Pedro Bicudo / Nissan / Divulgação

Cores

São oito opções de cores (Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet (somente para a versão Exclusive), Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto). A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante. 

Guia do Carro
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