PUBLICIDADE

Novo Honda Accord híbrido estreia no Brasil em julho

Nova geração do Accord estreia tecnologia híbrida e:HEV da Honda e dá início à chegada de três modelos até 2023

9 abr 2021 - 11h06
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Honda Accord e:HEV: estreia da tecnologia híbrida da marca japonesa.
Novo Honda Accord e:HEV: estreia da tecnologia híbrida da marca japonesa.
Foto: Honda / Divulgação

A Honda finalmente estreia no Brasil sua tecnologia de propulsão híbrida e:HEV. O primeiro modelo apresentado é o novo Honda Accord, cuja nova geração foi apresentada na manhã desta sexta-feira (9). O sedã e luxo é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023. O fabricante japonês disse que os próximos dois carros também serão importados, como o novo Accord.

A sigla e:HEV significa “híbrido próximo ao elétrico”. A letra “e” vem de elétrico, o sinal “:” significa aproximação e HEV é a sigla padrão para Hybrid Electric Vehicle (Veículo Híbrido Elétrico). Mais do que uma siga, a marca e:HEV na carroceria dos novos Honda indica que o carro tem um motor a combustão interna e dois motores elétricos de alta eficiência. Um dos motores elétricos será sempre de tração com boa potência.

Novo Accord híbrido tem um porta elegante e linhas agradáveis.
Novo Accord híbrido tem um porta elegante e linhas agradáveis.
Foto: Honda / Divulgação

O carro chega efetivamente somente no início do segundo semestre (julho, se não houver atraso). O motor elétrico de tração tem 184 cv de potência e 315 Nm de torque. A bateria tem capacidade de 1,3 kWh. Segundo a Honda, o carro tem autonomia para rodar entre 1 e 2 km no modo 100% elétrico. Assim como o Toyota Corolla, o novo Honda Accord não é um híbrido plug-in, ou seja, ele não pode ser conectado na tomada para carregamento da bateria. É o próprio sistema híbrido que decide qual motor (ou quais motores) deve ser utilizado.

O motor a combustão é um 2.0 a gasolina de 4 cilindros de 145 cv e 174 Nm. O câmbio é do tipo e-CVT. O motorista tem três modos de condução à disposição no Accord e:HEV: EV Drive (somente elétrico), Hybrid Drive (os três motores) e Engine Drive (somente o motor a combustão). Portanto, o modo EV Drive é 100% elétrico e o modo Engine Drive é 0% elétrico. O consumo é um dos pontos fortes do carro. Ele faz 17,6 km/l de gasolina na cidade e 17,1 na estrada.

Durante a condução, o motorista pode usar as aletas atrás do volante para acelerar em diferentes níveis, como se fosse um câmbio automático (do lado direito, aumenta a aceleração; do lado esquerdo, diminui).

Honda Accord e:HEV: carroceria sedã-cupê de quatro portas.
Honda Accord e:HEV: carroceria sedã-cupê de quatro portas.
Foto: Honda / Divulgação

A Honda pretende ser líder de uma “sociedade sustentável livre de carbono” em 2050. Mas antes, em 2030, espera que ⅔ de suas vendas globais sejam de veículos eletrificados. Apesar de sua aposta no futuro da sociedade, a Honda não quis divulgar a potência combinada do novo Accord. Segundo a Honda do Brasil, a empresa está esperando uma regulamentação oficial para normatizar o cálculo da potência combinada de todos os carros para todas as marcas.

Além do sistema híbrido e:HEV, o novo Honda Accord terá novidades no design e no interior. O logotipo terá acabamento em azul para identificar que a versão híbrida, como nos carros da Toyota. O sedã também ganha um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em led. As rodas são de 17” com acabamento escurecido. Na tampa traseira, o logo e:HEV identifica a versão híbrida.

Por dentro, a entrada USB terá 15 watts de potência. Atrás, serão duas entradas USB para facilitar a conexão. O carro também tem um novo quadro de instrumentos. A conectividade traz bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay.

Painel do novo Honda Accord híbrido: três modos de condução para o motorista.
Painel do novo Honda Accord híbrido: três modos de condução para o motorista.
Foto: Honda / Divulgação

O sistema de segurança Honda Sensing foi aprimorado. O modelo agora ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, segundo a Honda, o assistente de permanência em faixa e o piloto automático adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo. Pela primeira vez um carro da Honda será vendido com oito airbags: dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro da frente. Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, caso as portas traseiras tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.

O Honda Accord é produzido desde 1982 em Marysville, Ohio, Estados Unidos. O sedã foi o primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil, em 1992. A atual geração, a 10ª, foi lançada em 2018. O carro foi desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com estrutura mais leve, rígida e sofisticada. O preço do novo Accord e:HEV não foi revelado pela Honda.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade