Nova Toyota Hilux chega hoje; Peugeot Landtrek dia 28
Novas picapes movimentam o mercado no final do ano. Depois da Toyota Hilux chegam a Peugeot Landtrek e a RAM 1500
O mercado de picapes está movimentado como nunca. Nesta terça-feira (17) a Toyota apresenta a nova Hilux. Não se trata de uma nova geração, mas sim de um vigoroso facelift. Ainda em novembro, no dia 28, a Peugeot apresenta a novíssima Landtrek. As duas picapes serão apresentadas na América Latina -- a Toyota na Argentina e a Peugeot no México.
A nova Hilux já foi apresentada na Tailândia, mas espera-se novidades para o mercado brasileiro, que está muito competitivo. Nos últimos meses, a Toyota Hilux foi superada pela Chevrolet S10 nas vendas do mercado brasileiro. As mudanças visuais da Hilux são interessantes. A grade dianteira ganhou um novo formato e as luzes de circulação diurna de LED deram um aspecto mais sofisticado à picape. O para-choque ganhou novas molduras para os faróis de neblina.
A central multimídia melhorou com Apple CarPlay e Android Auto. O quadro de instrumentos também foi modernizado e a velocidade é mostrada também de forma digital
O motor 2.8 turbodiesel ganhou 27 cv de potência e 50 Nm de torque, passando a oferecer 204 cv e 500 Nm. Atualmente, o 2.8 da Hilux entrega 177 cv e 450 Nm. A Toyota também mexeu na suspensão da Hilux. Saberemos todos os detalhes à noite, quando a picape for apresentada oficialmente.
No caso da Peugeot, a picape Landtrek será apresentada dia 28. Ela coloca a marca francesa num mercado importante. A picape terá 5,33 m de comprimento e 1,92 m de largura, para brigar diretamente com a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e os demais modelos do segmento. Sua capacidade de carga será de uma tonelada. Há poucas informações sobre a Landtrek, mas a Peugeot promete “dirigibilidade de SUV”.
Outra novidade que vem por aí é da RAM. Atualmente, a marca atua com a picape 2500 Laramie. No dia 2 de dezembro, a FCA apresenta a RAM 1500, no interior de São Paulo. Ela deverá chegar equipada com um motor 5.7 V8 de 400 cavalos de potência e 536 Nm de torque. O câmbio será automático de oito marchas, com tração 4x4.
A FCA ainda faz segredo sobre qual versão da RAM 1500 estreará no Brasil. É possível que a marca. Nos EUA, a picape Heavy Duty passou por várias melhorias este ano. A picape Ram 1500 tem capacidade de tração de quase 5.800 kg e carrega 1.043 kg de carga útil. Ela é vendida com motores V6 e V8. Vai desde um 3.0 V6 EcoDiesel de 264 cv até um 5.7 V8 HEMI a gasolina de 400 cv.
Se a FCA optar pela RAM 1500 Rebel, que é mais esportiva e um pouco menor, a disputa será diretamente contra a Ford Ranger Storm. Entretanto, é possível que a RAM 1500 siga a mesma linha da 2500, porém com menor capacidade de carga e preço mais acessível.