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Kia Sportage fica com zero estrela no Latin NCAP

Latin NCAP testou o Kia Sportage vendido no Brasil equipado com 2 airbags e sem controle de estabilidade sob o novo protocolo de segurança

15 dez 2021 - 18h10
(atualizado às 18h24)
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O Latin NCAP apresentou nesta quarta-feira (15) mais uma nova rodada de testes com resultados decepcionantes. A entidade testou o Kia Sportage, que obteve zero estrela - de cinco possíveis - sob o novo protocolo do órgão, que estreou no fim de 2020. Além do Sportage, o Latin NCAP também avaliou o novo Hyundai Accent e o Great Wall Wingle 5, modelos que não são vendidos no Brasil e que também zeraram no teste de impacto.

Kia Sportage no teste de impacto frontal
Kia Sportage no teste de impacto frontal
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Kia Sportage, fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e sem controle eletrônico de estabilidade (ESC) padrão, ganhou zero estrela. O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança. 

O Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto. No entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável. 

Kia Sportage no teste de impacto lateral
Kia Sportage no teste de impacto lateral
Foto: Latin NCAP/Divulgação

De acordo com o Latin NCAP, a proteção do ocupante infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A proteção para pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre. O veículo não oferece frenagem autônoma de emergência para compensar a proteção de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. 

Dos sistemas de assistência à segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). A entidade destaca que o veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. O Latin NCAP afirma ter sugerido à Kia Motors avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas que o fabricante recusou.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Kia Motors, que disse que a empresa vai emitir um comunicado. Assim que tivermos a posição oficial da Kia, está matéria será atualizada, com a inclusão do comunicado.

“É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtém deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina”, alerta Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Segundo especialistas ouvidos pelo Guia do Carro, um bom automóvel em termos de segurança deve ter pelo menos três estrelas com dois airbags. No Brasil, a Kia vende o Sportage na versão P.252 com a configuração testada pelo Latin NCAP por R$ 176.990. Apenas as versões P.264 (R$ 205.990) e P.265 (R$ 215.990) contam com os airbags laterais e de cortina, além dos controles de estabilidade e tração.

Guia do Carro
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