PUBLICIDADE

Jeep terá um SUV elétrico menor do que o Renegade

Revista inglesa revela os planos de um “Baby Jeep” totalmente elétrico para ter novo SUV de entrada na marca

28 jul 2021 11h27
ver comentários
Publicidade
Baby Jeep: SUV elétrico menor do que o Renegade.
Baby Jeep: SUV elétrico menor do que o Renegade.
Foto: Auto Express / Reprodução

A Jeep acelera os planos de fabricação de um novo SUV para ser o carro de entrada da marca. Segundo a revista inglesa Auto Express, o “Baby Jeep” será menor do que o Renegade e sua propulsão será totalmente elétrica. A revista revela também uma projeção de como seria o pequeno Jeep. 

A reportagem da publicação inglesa diz que o objetivo da Jeep é lançar seu novo SUV de entrada até 2025. Christian Meunier, chefe da Jeep na Europa, anunciou, por ocasião dos 80 anos da marca, que haverá “um Jeep totalmente livre de emissões em todos os segmentos até 2025”.

Quem deu a dica sobre o novo SUV 100% elétrico, na categoria A-SUV, foi o chefe de design exterior, Mark Allen. "Estamos olhando para todos os segmentos possíveis", disse ele. Segundo Auto Express, a Jeep irá além dos carros já existentes em sua gama de produtos. 

“Renegade é um carro do segmento B, então obviamente há espaço abaixo disso e é algo que estamos olhando”, disse Allen. “Mas provavelmente não estamos olhando para algo maior do que Wagoneer." O Baby Jeep teria todos os elementos de design da Jeep, como a grade com sete fendas verticais. Há também lembranças do Jeep original, criado para o Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Segundo a reportagem, há algumas dificuldades no caminho. Para ser totalmente elétrico, o Jeep do segmento A-SUV teria que usar a plataforma CMP que a Peugeot disponibilizou para a Stellantis. A nova versão da CMP é capaz de fazer carros com eletrificação total, como o Peugeot e-208 e o Opel Corsa e. Porém, há dúvidas sobre a capacidade de essa plataforma acomodar tração 4x4 -- um pré-requisito de qualquer Jeep.

Renegade 4xe: híbrido plug-in em breve no Brasil.
Renegade 4xe: híbrido plug-in em breve no Brasil.
Foto: Jeep / Divulgação

“O mais provável é que o novo modelo faça uso da nova tecnologia elétrica da Stellantis, anunciada no recente EV Day da empresa”, afirma Auto Express. “A plataforma totalmente elétrica STLA Small não deve ser lançada até 2026, mas pode muito bem acomodar tração nas quatro rodas com motores elétricos em ambos os eixos.”

As baterias ficam em torno de 37 kWh, o que possibilita que o novo Baby Jeep rode cerca de 480 km com uma carga. Isso equivale a 160 km a mais do que oferecem as baterias existentes nos carros da plataforma e-CMP. 

Vale dizer que a Jeep também está de olho em iniciativas de marcas asiáticas para o segmento A-SUV, como a Nissan, que aposta no modelo Magnite. Ainda é cedo para fazer projeções de preços para o Baby Jeep no Brasil, pois os custos de produção devem baixar muito nos próximos anos.

Jeep Renegade Diesel 4x4 mostra por que é um SUV raiz:
Guia do Carro
Publicidade
Publicidade