PUBLICIDADE

Jeep e Fiat preparam SUVs baseados no Peugeot 2008

Modelo da Jeep será feito na plataforma CMP do Peugeot 2008 e ficaria abaixo do Renegade; futuro SUV pode ter motor 1.2 de 130 cv

4 mai 2021
0comentários
Publicidade
Projeção do SUV da Jeep feita pelo site Motor1.
Projeção do SUV da Jeep feita pelo site Motor1.
Foto: Motor1 / Projeção

O Jeep Renegade pode estar prestes a ganhar um irmão menor. Rumores indicam que a Jeep terá um novo SUV compacto, que terá um modelo equivalente feito pela Fiat. Os dois SUVs serão feitos na plataforma CMP do novo Peugeot 2008, e produzidos inicialmente na Polônia. O modelo da Jeep chegaria ao mercado em novembro do ano que vem, enquanto o Fiat ficaria para abril de 2023, de acordo com informações do site Motor1. 

O futuro Jeep ainda não tem nome definido. Por enquanto, o modelo é conhecido como Projeto 516, e terá inicialmente uma versão a gasolina. No entanto, a Stellantis teria planos para uma opção híbrida-leve e outra totalmente elétrica. Essas versões chegariam alguns meses depois do lançamento oficial do SUV. Já no caso do modelo Fiat, o codinome do projeto é 364. O modelo italiano também teria a mesma estratégia em relação à motorização.

Sob o capô, é esperado que os novos SUVs tenham o motor 1.2 turbo de 130 cv que já equipa os Peugeot 208 e 2008. Outra contribuição da marca francesa seria o câmbio automático de seis marchas. Por outro lado, nenhum dos dois deve ganhar uma opção a diesel.

A Jeep já estudava há anos um modelo abaixo do Renegade. No entanto, a montadora americana sempre esbarrava nos custos da plataforma e da opção de tração integral, que é característica da marca Jeep. Após o grupo FCA se fundir com o PSA, a Jeep passou a contar com a plataforma modular CMP já utilizada em modelos Peugeot e Citroën. A nova base ajudou com os custos em escala, e também já está pronta para sistemas eletrificados.

Projeção do SUV da Jeep feita pelo site Motor1.
Projeção do SUV da Jeep feita pelo site Motor1.
Foto: Motor1 / Projeção

A princípio, o dois SUVs chegariam somente ao mercado europeu. O site europeu Auto News estima que seriam 130 mil unidades do Fiat e 110 mil do Jeep. Apesar de não terem previsão de chegada ao Brasil, ambos os modelos seriam boas opções no país. Vale lembrar que a plataforma CMP já é produzida na Argentina, e as versões locais poderiam utilizar os motores Firefly turbo. No entanto, nenhuma das duas marcas comentou oficialmente sobre o assunto até agora.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade