0

Gol, Renegade e Compass estão fora do top 10 do consumidor

Avanço das vendas diretas (44,5%) torna necessário analisar o ranking do varejo para saber quais são os carros preferidos pelo público

9 jan 2020
07h17
atualizado às 07h22
  • separator
  • 0
  • comentários

O ranking de carros mais vendidos do Brasil tornou-se mais complexo. Num movimento nunca visto -- e que vem crescendo a cada ano --, as vendas diretas já somam 44,5% dos emplacamentos de veículos leves no país. Por isso, os top 10 do público consumidor não são os mesmos top 10 da indústria. Quatro carros saem e quatro entram no ranking. Isso ocorre porque a maioria das vendas diretas são feitas em grandes lotes e envolvem negociações entre os fabricantes e as locadoras de automóveis. Os descontos também são grandes e alguns carros chegam a ser vendidos sem margem ou com prejuízo, em nome da escala industrial.

Jeep Compass: fora da lista dos mais vendidos nas concessionárias.
Jeep Compass: fora da lista dos mais vendidos nas concessionárias.
Foto: Divulgação

Por isso, os verdadeiros 10 carros mais vendidos do Brasil na virada de 2019 para 2020 são os seguintes: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Kwid, Ford Ka, VW Polo, Fiat Argo, Honda HR-V, Toyota Corolla, Chevrolet Onix Plus e Fiat Mobi. Estão fora do ranking os seguintes carros: VW Gol, Jeep Renegade e Jeep Compass. No caso do Chevrolet Onix Plus, ele substituiu o Prisma e suas vendas em varejo avançam rapidamente.

Nos dois ranking, o total (concessionárias + vendas diretas) e o de varejo (somente concessionárias), o Onix lidera com folga. Porém nas demais posições já existem trocas. Considerando só as vendas feitas para os consumidores comuns, o Ka cai do segundo para o quarto lugar, enquanto o HB20 sobre para o segundo e o Kwid sobe para terceiro. O Gol (quinto no geral) sai da lista e cede a quinta posição para outro Volkswagen, o Polo, que sobe da oitava posição e ultrapassa também o Argo. O HR-V entra como sétimo e traz junto com ele o Corolla (ambos ausentes do top 10 geral). Finalmente, o Renegade e o Compass, devido à fortíssima atuação no segmento de locadoras (chegaram a ter mais de 70% das vendas nessa modalidade) saem da lista e proporcionam a entrada do Corolla e do Mobi.

Honda HR-V: ainda o SUV preferido pelo consumidor comum.
Honda HR-V: ainda o SUV preferido pelo consumidor comum.
Foto: Divulgação

Na prática, saber quais são os carros preferidos pelo consumidor comum pode fazer diferença na hora de negociar o carro usado, pois as vendas feitas em lotes consideram primordialmente o preço com desconto, enquanto o comprador das concessionárias leva em conta o custo-benefício do automóvel e vários itens, como conforto, conectividade, consumo, segurança, potência, praticidade e valor de revenda. Vendas em lote podem desvalorizar o carro na hora da revenda. Confira os dois rankings de venda no Brasil em 2019, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave. 

COMPARE OS TOP 10

Ranking

Geral

Vendas

(x1000)

Ranking

Varejo

Vendas

(x1000)

Chevrolet Onix 241,2 Chevrolet Onix 140,9
Ford Ka 104,3 Hyundai HB20 81,2
Hyundai HB20 101,6 Renault Kwid 64,4
Renault Kwid 85,1 Ford Ka 59,6
VW Gol 81,3 Chevrolet Onix Plus 54,6*
Fiat Argo 79,0 VW Polo 53,6
Chevrolet Prisma 73,7** Fiat Argo 50,9
VW Polo 72,0 Honda HR-V 45,6
Jeep Renegade 68,7 Toyota Corolla 41,4
Jeep Compass 60,3 Fiat Mobi 35,5

*Soma das vendas do Prisma e do Onix Plus. **A soma do Prisma e do Onix Plus dá 90,6 mil e já colocaria o sedã da GM em quarto lugar no geral.

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade