0

GM suspende produção do Chevrolet Onix por falta de peças

Cenário ruim alertado pela Anfavea se confirma e o carro mais vendido do Brasil deixa de ser produzido em março; Onix pode perder liderança

1 mar 2021
13h56
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Linha produção do Chevrolet Onix na fábrica da GM em Gravataí (RS): parada por falta de componentes.
Linha produção do Chevrolet Onix na fábrica da GM em Gravataí (RS): parada por falta de componentes.
Foto: GM / Divulgação

O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil, teve sua produção suspensa pela General Motors na fábrica de Gravataí (RS). O motivo é a falta de componentes eletrônicos. A GM não disse até quando a produção do Chevrolet Onix ficará suspensa. Dependendo do período de paralisação, o Onix pode perder a liderança no país.

Segundo um comunicado da GM, “a cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado”. A montadora americana acrescenta que “isso tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção”. 

A GM conclui o comunicado dizendo que “estamos neste momento trabalhando com fornecedores e sindicato para mitigar os impactos gerados por esta situação”. Segundo o site Automotive Business, especializado nos negócios da indústria automobilística, a paralisação será de um mês. A confirmação foi dada por Valcir Ascari, presidente do sindicato dos metalúrgicos de Gravataí.

Recentemente, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, havia feito um alerta de que pode faltar carros zero km no mercado, devido à falta de componentes. Esse cenário está se confirmando. Outro carro afetado pela falta de equipamentos é o Honda Civic. O carro deixará de ser produzido durante dez dias em março. As vendas do Civic, entretanto, são bem menores do que as do Chevrolet Onix e não causam tanto impacto no mercado.

Em fevereiro, o Chevrolet Onix foi perseguido de perto nas vendas pela picape Fiat Strada. Mesmo com estoques nas concessionárias, um mês inteiro sem produção vai prejudicar o Onix no ranking de março ou de abril, ou em ambos.

 

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade