PUBLICIDADE

Ford planeja inédita picape compacta abaixo da Maverick

Executivo da Ford confirma interesse da montadora americana em possível sucessora da picape Courier para os mercados da América do Sul

11 out 2021 09h50
ver comentários
Publicidade
Ford Maverick
Ford Maverick
Foto: Ford/Divulgação

A Ford está de olho no segmento de picapes compactas. Em entrevista ao site americano Muscle Cars and Trucks, Hau Thai-Tang, chefe de plataformas e diretor de operações da Ford nos EUA, comentou sobre a possibilidade de oferecer uma picape global inédita abaixo da recém-lançada Maverick e sobre o lançamento de modelos mais em conta para o mercado americano. 

Assim como a Maverick utiliza a plataforma do Focus europeu - também usada pelo Bronco Sport - uma possibilidade para a nova picape compacta seria a base do hatch Fiesta, ou até mesmo a modular MQB da Volkswagen, uma vez que as duas montadoras já são parceiras no desenvolvimento de modelos comerciais e elétricos. A utilização da plataforma da Volkswagen inclusive facilitaria a produção da picape em mercados onde a Ford não conta mais com fábricas, como a Índia ou o Brasil. 

Apesar disso, o executivo não revelou detalhes sobre o novo modelo, confirmando apenas que existe a possibilidade da Ford lançar uma nova picape compacta. “Certamente em outros mercados como América do Sul e África do Sul”, afirmou Hau Thai-Tang. Vale lembrar que, além do continente americano, o país sul-africano também é um forte mercado para picapes, e vai produzir as novas gerações da Ranger e Amarok. 

Ford Maverick
Ford Maverick
Foto: Ford/Divulgação

Focada em SUVs e picapes, a Ford enxugou o portfólio de modelos em diversos países onde atua. Nos EUA, a montadora americana conta com a Ford Maverick e o SUV EcoSport como opções de entrada, e deixou de oferecer até mesmo modelos tradicionais como os sedãs Taurus e Fusion. Quando questionado sobre essa decisão, Hau Thai-Tang explicou que a Ford apostou em uma estratégia mais lucrativa, oferecendo produtos com foco nos atributos fortes da marca, como as picapes. 

Nos EUA, a Ford oferece a Maverick, Ranger, F-150 (e a recém lançada elétrica F-150 Lightning), além das enormes picapes da linha Série F, que tem diferentes versões voltadas para o lazer ou trabalho. No Brasil, a montadora americana conta apenas com a Ranger, que é importada da Argentina, e se prepara para lançar a Maverick em 2022. 

Anos atrás, a Ford também ofereceu no país a picape Courier, que era derivada do Fiesta e concorrente da Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Fiat Strada. Ainda sem data para chegar ao mercado, a nova picape compacta seria uma opção interessante para reaquecer as vendas da montadora americana no Brasil. Em setembro, a Ford vendeu apenas 1.621 unidades no país, de acordo com a Fenabrave.

Ford Courier: oferecida no Brasil de 1997 a 2013
Ford Courier: oferecida no Brasil de 1997 a 2013
Foto: Ford/Divulgação

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade