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Ford perdeu R$ 61 bilhões em sua operação no Brasil

Volkswagen (R$ 19,5 bi) , GM (R$ 11,6 bi) e Toyota (R$ 5,3 bi) também acumulam prejuízos bilionários, segundo agência Reuters

21 mai 2021 - 12h53
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Ford EcoSport: prejuízo daria para comprar mais de 610 mil carros como este.
Ford EcoSport: prejuízo daria para comprar mais de 610 mil carros como este.
Foto: Ford / Divulgação

A operação brasileira da Ford acumulou um prejuízo de R$ 61 bilhões, considerando os últimos anos e o montante que deverá ser pago para encerrar as atividades em três fábricas instaladas no país. Os números foram revelados pela agência Reuters e replicados pelo site Automotive Business, especializado em negócios da indústria automobilística. O valor seria suficiente para comprar 610 mil EcoSport Titanium 1.5 AT 2021. 

Segundo a reportagem, “a Ford havia queimado US$ 7,5 bilhões (R$ 39,5 bilhões), a maior parte em prejuízos acumulados, mas também em algumas injeções de dinheiro, de acordo com os documentos arquivados no estado de São Paulo, onde a montadora está registrada no Brasil”.

Além desse valor, a Reuters considerou mais US$ 4,1 bilhões (R$ 21,6 bilhões) que serão gastos no fechamento de três fábricas, com indenizações para mais de 5.000 empregados e 300 concessionárias, totalizando US$ 11,6 bilhões (ou R$ 61 bilhões). As frequentes perdas levaram a matriz a decidir pelo fim da fabricação de carros no Brasil.

Segundo a Reuters, pelo menos outras três montadoras acumulam prejuízos bilionários no Brasil: “A Volkswagen Brasil acumula prejuízo de US$ 3,7 bilhões (R$ 19,5 bilhões) desde 2011, de acordo com os registros da Jucesp. A GM Brasil recebeu US$ 2,2 bilhões (R$ 11,6 bilhões) em injeções de dinheiro desde 2016 e a Toyota Brasil, no ano passado, recebeu perdão para US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) em dívidas com a matriz, mostraram os documentos”.

A reportagem da Reuters diz que a matriz socorreu a Ford Brasil com nove injeções de capital somente entre março de 2018 e janeiro de 2021, com um montante de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,8 bilhões). Segundo o jornalista Marcelo Rochabrun, que assina a reportagem da Reuters, os dados constam dos arquivos da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Nos últimos oito anos, cada carro vendido pela Ford no Brasil significou um prejuízo de cerca de R$ 2 mil (R$ 10,5 mil). A Reuters aponta dois “culpados” pelo prejuízo bilionário da Ford: o ambiente de negócios e a própria empresa. Entre 2011 e 2019, a Ford aumentou em cinco vezes as vendas de carros para frotistas, com descontos de 30% ou mais. “Um estudo de 2019 da PwC descobriu que vender um carro mexicano no Brasil era 12% mais barato para uma montadora do que vender um veículo feito localmente, incluindo custos de produção, impostos e logística”, explicou a reportagem.

Bronco Sport esnoba Compass e ataca Discovery Sport

Em sua nova fase, como importadora e não mais como fabricante, a Ford acaba de lançar o SUV Bronco Sport para concorrer na categoria do Jeep Compass. O carro importado do México tem preço de R$ 256.900 e foi posicionado acima do líder do segmento. Ele custa R$ 32 mil mais do que a versão topo de linha do Compass (sem opcionais). Segundo a Reuters, mesmo as montadoras que estão investindo em SUVs (carros com maior margem de lucro do que os hatches) estão tendo prejuízos.

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