Fiat quer transformar Argo em campeão nacional de vendas
Argo dispara nas vendas, abre 5,5 mil carros sobre o Chevrolet Onix e é o novo queridinho da Fiat. Entenda o porquê
A crise de fornecimento de componentes eletrônicos que afeta a produção do Chevrolet Onix abriu uma oportunidade para o Argo que a Fiat não quer desperdiçar. A marca italiana com sede em Betim (MG) quer transformar o Argo em seu novo campeão nacional de vendas. Os números de maio indicam que vai conseguir (pelo menos entre os automóveis de passeio).
Ao entrar na última semana de maio, o Fiat Argo abriu quase 5,5 mil carros de diferença sobre o Chevrolet Onix. Como não há Onix suficiente nas lojas, os consumidores estão comprando Argo. Somente em maio, o Fiat Argo já acumula 8.528 emplacamentos, contra 3.039 do Chevrolet Onix. Por isso, a diferença entre os dois rivais nas vendas acumuladas deste ano caiu para cerca de 8 mil unidades.
Por enquanto, o Chevrolet Onix tem 38.198 emplacamentos e está em 2º lugar, já bem distante da picape Fiat Strada, em 1º com 48.189. A diferença é de 10 mil carros. O Fiat Argo, com 30.144 vendas, está em 6º lugar, atrás de Hyundai HB20, Jeep Renegade e Volkswagen Gol.
POS. | CARRO | VENDAS ANO | VENDAS MAI |
1º | Fiat Strada | 48.189 | 6.739 |
2° | Chevrolet Onix | 38.198 | 3.039 |
3º | Hyundai HB20 | 35.396 | 4.885 |
4º | Jeep Renegade | 31.109 | 5.365 |
5º | Volkswagen Gol | 30.221 | 4.788 |
6º | Fiat Argo | 30.144 | 8.528 |
Na avaliação de Betim, nenhum dos três carros que estão à frente do Argo têm fôlego para comprar essa briga com o Onix. Mas, por que a Fiat quer o Argo na liderança? Porque trata-se de uma chance única para destronar o Chevrolet Onix, que reina absoluto há seis anos. Betim acredita que o Chevrolet Onix não conseguirá voltar tão forte quando a produção da GM se normalizar, pois muitos clientes foram perdidos para o Argo.
A longo prazo, a liderança do Argo é mais interessante para a Fiat do que a liderança da Strada. Por se tratar de um nicho, a Strada já fez a sua fama, mas tem um mercado ainda limitado quando as vendas estiverem plenas. O Argo, não. Ele tem versões mais baratas e uma gama mais diversificada, atingindo um público mais amplo. Outro motivo é que a rentabilidade das picapinhas costuma ser baixa devido aos descontos dados aos produtores rurais. Para além disso, o Argo na liderança também é um trunfo de marketing para o “SUV do Argo”, cujo nome está sendo decidido entre Pulse, Tuo e Domo.
Se tiver uma ampla base de consumidores do Argo, a Fiat terá um produto superior para clientes que queiram migrar para um SUV. O “pulo” do Argo para o SUV do Argo é muito mais natural do que o “pulo” de uma Strada para uma Toro, pois a venda de picapes é mais racional do que a de hatches e SUVs.
No ritmo que estão as vendas, não parece difícil para o Fiat Argo ultrapassar em dois meses todos os hatches que estão à sua frente e também o Jeep Renegade. Para superar a picape Strada, entretanto, talvez não haja tempo em 2021. Com 18 mil carros de desvantagem, o Argo teria que vender 2,6 mil unidades a mais do que a Strada até dezembro. Em maio (até o dia 24) ele conseguiu abrir 1,8 mil unidades.
Com a crise de componentes eletrônicos, a produção automobilística tornou-se um jogo de xadrez para as montadoras. Como a Fiat fabrica o Argo e a Strada em Betim, ela pode gerenciar a produção da forma que lhe for mais conveniente. Por enquanto, o Argo é o novo queridinho da Fiat. O hatchback compacto é vendido em seis versões, com preços entre R$ 61,8 mil e R$ 87,7 mil (valores para SP).
- Argo 1.0 - R$ 61.840
- Argo Drive 1.0 - R$ 68.035
- Drive 1.3 0 R$ 70.019
- Trekking 1.3 - R$ 73.634
- Trekking 1.8 AT - R$ 85.306
- HGT 1.8 AT - R$ 87.682