PUBLICIDADE

Fiat e Volks atacam Chevrolet. Guerra beneficia consumidor

Promoção de preços é arma da Fiat, da Volkswagen e da Chevrolet pela liderança do ano. Comprador pode fazer proposta ou aproveitar ofertas

5 nov 2020 - 10h17
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Cronos está em oferta na rede e no site: marca é líder pelo segundo mês consecutivo.
Fiat Cronos está em oferta na rede e no site: marca é líder pelo segundo mês consecutivo.
Foto: FCA / Divulgação

Pela primeira em anos a disputa pela marca de carros mais vendida do país está aberta. Chevrolet, Volkswagen e Fiat disputam o primeiro lugar e isso beneficia o consumidor. Em outubro, a Fiat terminou em 1º lugar pelo segundo mês consecutivo. A marca italiana vendeu 4 mil carros a mais do que as rivais alemã e americana.

Com 38.326 vendas, a Fiat conseguiu 18,7% de participação. Em 2º lugar ficou a Volkswagen com 34.288, o que deu 16,7%. Logo em seguida, em 3º lugar, ficou a Chevrolet com 34.074 e um índice muito próximo: 16,6%. No ranking anual, entretanto, as posições se invertem e a Chevrolet ainda lidera, mas tirou as informações de preços de seu site.

P. Marca Vendas
Ano
Part. Vendas
Out
Part.
1 Chevrolet   257.125 17,1% 34.074  16,6%
2 Volkswagen 255.673 17,0% 34.288 16,7%
3 Fiat  242.638 16,1%  38.326 18,7%

Faltando ainda dois meses de venda, a Fiat deve acentuar as promoções para descontar a diferença, que ainda é grande. O site da montadora oferece simulação de financiamento e convida o consumidor a negociar. Um sedã Cronos com multimídia, que custa R$ 65.790, sai por R$ 59.990. A Fiat é a marca mais agressiva nos descontos.

No site da Chevrolet só aparecem os preços de entrada de cada carro e um aviso: “solicitar proposta”. Um Onix Plus Premier é oferecido com entrada de R$ 41.890, parcelado e com as “12 primeiras pagas”. No site da Volkswagen todos os carros têm preços, mas a área de ofertas não explicita os valores. É a mesma estratégia usada pela Chevrolet. As duas marcas preferem negociar caso a caso, pois assim têm chances de oferecer outro carro, caso uma oferta não agrade o consumidor.

Volkswagen Gol: estratégia da marca é facilitar a vida dos frotistas.
Volkswagen Gol: estratégia da marca é facilitar a vida dos frotistas.
Foto: VW / Divulgação

Em outubro, a Hyundai ficou em 4º lugar com 17.054 emplacamentos e a Ford terminou em 5º lugar com 14.311. Elas tiveram participação de mercado de 8,3% e 7,0%, respectivamente. Embora estejam longe das líderes, também fazem propostas. O Hyundai HB20, por exemplo, foi o terceiro carro mais vendido do mês por conta dos preços praticados.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade