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Fiat completa 44 anos no Brasil. Strada e Argo são as joias

Disposta a voltar à liderança do mercado brasileiro, a marca italiana acelera novos produtos e relembra em vídeo suas conquistas desde 1976

10 jul 2020 - 12h25
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Nova Strada na configuração Cabine Plus, uma inovação no mercado de picapes.
Nova Strada na configuração Cabine Plus, uma inovação no mercado de picapes.
Foto: FCA / Divulgação

A Fiat completou 44 anos de presença no Brasil no dia 9 de julho. Inaugurado em 1976, o Polo Automotivo Fiat, sediado em Betim (MG), é o segundo maior do mundo. Perde apenas para a fábrica da Hyundai em Ulsan, na Coreia do Sul. De Betim saíram muitos produtos que conquistaram o público brasileiro. Um dos mais icônicos foi o Uno Mille, que revolucionou o mercado.

E atualmente? Qual é a capacidade da Fiat de surpreender o mercado? Parece grande. Nesses 44 anos a Fiat cresceu no Brasil e hoje é um braço da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), com uma fábrica também em Goiana (PE), dividindo a linha de produção com os SUVs da Jeep. O recente lançamento da nova picape Strada mostra que Betim continua com grande capacidade de inovar. 

Fiat relembra sua história de 44 anos em Betim:

Para o futuro, podemos esperar uma nova geração do Uno (ainda em dúvida) e um novo SUV baseado no Argo. Dos carros atuais, da Fiat, os mais interessantes em termos de custo-benefício são as picapes Strada (feita em Betim) e Toro (produzida em Goiana). Outro carro “mineiro” que agrada os consumidores é o Argo. O Uno, como dissemos, é um bom carro, que aguarda por uma renovação. Já o Mobi é um projeto que não agradou. Portanto, Strada, Palio, Toro (de Pernambuco) e Cronos (da Argentina) são carros que valem a pena. 

Fiat Argo na versão HGT: um dos modelos que valem a pena.
Fiat Argo na versão HGT: um dos modelos que valem a pena.
Foto: FCA / Divulgação

Com mais acertos do que erros, desde 1976 a Fiat construiu uma história de sucesso no mercado brasileiro. Atualmente a Fiat detém 14,3% do mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves. Está em terceiro lugar, atrás da Chevrolet (17,6%) e da Volkswagen (16,3%). Lidera, entretanto, nos comerciais leves, com 39,7% do mercado. O desafio agora é voltar a crescer com os automóveis de passeio (9,3%).

Teste do pioneiro Fiat 147 na pista de provas de Betim, em 1976.
Teste do pioneiro Fiat 147 na pista de provas de Betim, em 1976.
Foto: Fiat / Divulgação

Desde 1976, um total de 15,9 milhões de veículos foram produzidos em Betim, em uma trajetória marcada pela inovação. As muitas transformações passam pela incorporação de novas tecnologias. O Polo Automotivo Fiat abriga o Design Center Latam e faz até testes de impacto no Safety Center Latam, inaugurado em 2019.

Virtual Center Latam fica em Betim e recebeu investimentos de R$ 4 milhões.
Virtual Center Latam fica em Betim e recebeu investimentos de R$ 4 milhões.
Foto: Leo Lara/FCA / Divulgação

Um dos mais recentes investimentos (R$ 4 milhões) foi a criação do Virtual Center Latam. A nova Strada teve 90% de seu desenvolvimento feito dessa maneira. O local possui uma estrutura de 800 m², divididos em três ambientes. A Sala de Realidade Virtual possui uma tela de 150” (power wall) com tecnologia 3D ativa para que sejam observados todos os componentes do carro que está sendo desenvolvido. Na Sala Integrada, a realidade virtual é em 4D. Quando o motor é ligado, por exemplo, até a vibração dos chicotes é percebida. O terceiro ambiente do Virtual Center é a Oficina.

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